A logística como um diferencial competitivo no setor farmacêutico

1 de agosto de 2019 #Logística A logística como um diferencial competitivo no setor farmacêutico.
Diferente de vários outros setores da economia, o setor farmacêutico nos últimos anos tem apresentado crescimento e aumento da sua consolidação no mercado consumidor brasileiro. Esse avanço tem muitas explicações: grandes investimentos em biotecnologia, expansão na produção por causa dos produtos genéricos e a associação de grupos relevantes, que passaram a fabricar e distribuir em conjunto. Todo esse crescimento também exige uma logística precisa, já que o setor demanda serviços que devem seguir normas e regras específicas. Quando essa logística está de acordo com os interesses das empresas do setor, os resultados aparecem na satisfação dos clientes, na quantidade de vendas e consequentemente no lucro também. Vamos listar abaixo alguns temas que se relacionam com esse assunto, acompanhe!

Uma logística inteligente pode ser um diferencial competitivo

Os métodos que envolvem logística escolhidos pelas empresas desse setor são, sem sombra de dúvidas, um diferencial competitivo. Isso acontece devido às necessidades de distribuição, entrega e também a conservação dos medicamentos e produtos altamente delicados. O mercado também é muito exigente, por isso a eficácia na gestão de todos os processos se torna indispensável e insubstituível. Falamos mais em nosso eBook, baixe grátis !

Atenção no armazenamento dos medicamentos

 
Os produtos e medicamentos do setor farmacêutico são extremamente sensíveis e precisam de um manejo e armazenamento muito específico. O recebimento e distribuição das mercadorias também é importante, por isso a operação logística desse processo deve estar em pleno funcionamento. Contratar um parceiro logístico responsável por toda operação de armazenamento e distribuição fazem com que o cliente foque exclusivamente no seu negócio. Nós da Temp Log contribuímos com o desenvolvimento das empresas, customizando as especificidades de cada linha de produto e flexibilizando os horários de picking, packing e expedição, auxiliando assim a equipe comercial, garantindo entrega no prazo e consequentemente alavancando o giro do estoque dos produtos.

Visão gerencial e estratégica da operação

Além de manter a qualidade da entrega, um operador logístico parceiro e alinhado com seu cliente, desenvolve relatórios operacionais auxiliando nas decisões estratégicas do seu cliente.
Aqui na Temp Log, além de disponibilizamos todas as informações operacionais de forma on line, gerencial e analítica, oferecemos espaço físico para nossos clientes acompanharem a rotina da operação in loco.
Além de seguir uma série de regulamentaçõescertificações procedimentos que exigem controles severos e que não podem deixar de ser realizados.

Controle e gestão do estoque

 
A administração do estoque deve cumprir uma série de normas e determinações da ANVISA, que disponibiliza um manual intitulado Boas Práticas no Transporte de Medicamentos. O uso desse manual ajuda muito na orientação correta dos operadores logísticos, orientando quais as condições adequadas de armazenamento e como fazer o transporte. O controle da limpeza do estoque, assim como a limpeza dos veículos é muito importante e são feitos, antes da execução, e registrados através de formulários específicos. Se todas essas normas forem seguidas e os “vícios” forem trocados por processos mais eficientes e que têm como prioridade o bem-estar e serviço de excelência para os usuários, a logística se torna um diferencial para a empresa. Quando várias entidades desse mesmo setor se preocupam com essas questões, a competição acaba aumentando e o serviço oferecido é aprimorado. A cada ano surgem novas tecnologias que podem aperfeiçoar os processos e nesse sentido, quem trabalha com a logística no setor farmacêutico deve estar sempre acompanhando as novidades, as normas e legislações que dizem respeito do setor. Agora nós te convidamos a enviar assuntos relacionados à logística no setor farmacêutico, nós vamos adorar receber a sua sugestão! Me adicione no Linkedin e podemos conversar com calma.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log