Vantagens que a logística especializada traz para a sua empresa

18 de fevereiro de 2020 #Logística Vantagens que a logística especializada traz para a sua empresa
É muito importante pensar na logística dentro de um hospital, para que os serviços sejam executados com eficiência, não faltem equipamentos médicos e se evite desperdício num setor enquanto falta em outro. A logística é o estudo e a prática do transporte de medicamentos, materiais cirúrgicos, profissionais, pacientes e familiares destes da melhor maneira possível, para otimizar tempo e cortar custos ao reunir logo a pessoa com o que ela precisa dentro do sistema hospitalar. Na prática, a logística é uma teia de relações, pois todos os setores precisam operar dentro desta lógica para que ela funcione.  Vamos ver neste texto quais as etapas da logística num hospital e suas vantagens.  

Etapas 

O trabalho de uma empresa de logística hospitalar começa com o exame periódico de todo o material disponível no estabelecimento, e quais são as demandas mais recentes a que se espera que ele atenda. Isso inclui verificar prazo de validade dos medicamentos e estado de manutenção dos equipamentos cirúrgicos. Então, a empresa planeja cuidadosamente a compra, e encomenda ao fornecedor. Uma vez entregues, os produtos são conferidos pela própria empresa, que checa a quantidade, qualidade e validade, e então os classifica para estocagem. Também é ela que cuida da distribuição desses recursos, seja dentro do próprio hospital, seja a estabelecimentos com quem o hospital troque recursos. Tudo sempre dentro das normas da Anvisa.  Agora, vamos falar sobre algumas das vantagens de se adotar este sistema de trabalho. 

Mais rapidez e cortes de gastos 

-São as duas vantagens mais comumente lembradas. A eficiente coleta, análise e chegada das informações aos profissionais certos evita que falte algo num setor que esteja sendo desperdiçado em outro.  -A revisão periódica de equipamentos cirúrgicos impede que eles estejam inutilizados exatamente no momento em que precisam ser usados. Sem esquecer que este tipo de material costuma sair muito caro, para ser perdido por falta de manutenção.  -Outra redução de custos é que o hospital só paga por um serviço, por exemplo transporte de medicamentos, nos dias em que usá-lo. 

Melhor atendimento 

A logística especializada também envolve já ter um atendente preparado para receber o paciente e seus parentes quando estes chegam ao hospital, para encaminhá-lo ao médico que tratará do seu problema, evitando ao máximo as filas, e assim perda de minutos que podem ser preciosos. 

Expertise da empresa contratada 

É interessante para um hospital deixar a logística para uma empresa especializada que só trabalhe com isso – ela pode estudar quais as melhores soluções para cada cliente e ajudar a implementá-las, e liberar o hospital para desenvolver melhor sua atividade-fim. Além disso, ela conta com todo o conhecimento das normas da Anvisa para transporte, estocagem de medicamentos e toda logística dos materiais cirúrgicos. 

Logística reversa 

Outro aspecto muito importante, exigido por lei, é um planejamento detalhado sobre o que fazer com produtos vencidos ou que sobraram, que não podem ser descartados de qualquer maneira, oferecendo risco à saúde de pessoas e do meio ambiente. Este planejamento também faz parte das tarefas de uma empresa de logística hospitalar.  O que achou do conteúdo? Comente aqui embaixo suas dúvidas, ou sugestões de pautas que você gostaria de ver no site.  Aproveite e baixe nosso eBook, conteúdo exclusivo sobre Qualidade no Transporte de Medicamentos. Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log