Logística e Marketing juntos, agregando mais força à sua empresa.

15 de janeiro de 2020 #Logística Logística e Marketing juntos, agregando mais força à sua empresa.
Quanto mais a sua empresa conseguir fazer com que todos os seus departamentos falem a mesma linguagem e dialoguem entre si, maior será a produtividade do seu empreendimento como um todo. Por isso, neste artigo abordo a relação entre o marketing e a logísticacomo ela se dá e que benefícios é capaz de proporcionar. 

 

Geração e entrega de valor 

As atribuições do marketing podem ser sintetizadas de muitas formas, uma das mais eficientes é dizer que ele contribui para agregar valor aos produtos ou serviços. Seja por meio da comunicação, das ações promocionais, da precificação, da melhoria nas características da própria mercadoria ou todos os outros meios. 
Porém, de nada adianta se o valor gerado não for entregue e esse é o primeiro ponto de intersecção entre marketing e logística.  
A partir do momento em que um produto tem um alto valor agregado, as pessoas vão procurar mais por ele, por isso, ele precisa cumprir exatamente as “promessas” sinalizadas e comunicadas pelo marketing.   

Promessas possíveis 

Faz parte do trabalho do marketing prometer uma série de benefícios para o público-alvo, mas em muitos casos, quem diz se aquela promessa é possível ou não é a logística.   Por exemplo: só é possível fazer uma ação que garanta a entrega em todo Brasil em determinado lead time, se todos os detalhes forem antes validados com a operação logística.   

Criação de embalagens 

O marketing é baseado em quatro pilares e um deles é o produto. Dentro dele, estão várias características que precisam ser pensadas para atrair o público-alvo, uma delas é a embalagem.   O setor de marketing faz estudos de mercado para definir que tipo de embalagem é o mais adequado, tanto para atrair os clientes em potencial do ponto de vista visual, quanto para serem funcionais, alinhado com a operação logística.  No entanto, é extremamente necessário que exista um diálogo bem próximo com o setor logístico nesse planejamento, para que se analise a viabilidade dessa embalagem para o transporte e armazenamento. A embalagem está funcional? Ela vai fazer com que as mercadorias ocupem muito mais espaço no estoque? Em quanto a capacidade do estoque será reduzida por conta disso? 
Quando as áreas estão alinhadas o impacto das ações são previstas e resolvidas antes da implementação, aumentando assim a performance da empresa como um todo.   

Dados sobre o mercado 

Outra função do marketing é pesquisar os concorrentes, o mercado em geral, as tendências e analisar os dados completos sobre a visão macro e micro do mercado no qual a empresa está inserida.   Portanto, aqui temos mais um ponto em que o empreendimento pode se beneficiar da interação entre o marketing e a logística.  Se esses dois setores forem habituados a trocar informações sistematicamente, os responsáveis pela logística terão acesso a todos esses dados, como por exemplo, onde se concentra o público-alvo, quais são seus hábitos de consumo. E isso vai ajudar no planejamento de estratégias logísticas mais assertivas.  Para que a estratégia de sua empresa seja mais assertiva, busque o máximo de informações para se cercar dos riscos, impactos e atuar nas “brechas” analisadas pelo setor de pesquisa do marketing.     

Geração de conteúdo 

Por fim, se a sua empresa tiver um processo logístico muito bem estruturado, que aposte em tecnologia e que beneficie de alguma forma o cliente, essa é uma excelente oportunidade para a equipe de marketing gerar conteúdo sobre o tema.   Aproximadamente um ano iniciamos nossa estratégia de conteúdo, levando ao público nossos procedimentos internos e contribuindo para melhoria da logística de outras empresas.  Nós da Temp Log somos referência quando o assunto é logística de excelência!   Que outros temas você gostaria de ver por aqui a respeito desse assunto? Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log