5 pontos práticos de planejamento logístico para aplicar na sua empresa.

10 de janeiro de 2020 #Logística 5 pontos práticos de planejamento logístico para aplicar na sua empresa.
Tudo que tange ao transporte e ao armazenamento de materiais tem relação com o planejamento logístico. Aliás, é de extrema importância que essas atividades estejam sempre integradas, tendo como base um mesmo planejamento, para garantir a consistência da cadeia de suprimentos. Saiba mais sobre como a logística impacta no controle de estoque do seu negócio em cinco pontos essenciais. 

1 – Previsibilidade das demandas 

Esse na verdade é um aspecto praticamente simbiótico entre logística e controle de estoque. Isso porque, os profissionais responsáveis pelo processo logístico têm todo o registro detalhado de pedidos e, com base em dados e experiência, sabem identificar, por exemplo, em quais períodos a demanda cai.   Isso precisa ser comunicado aos gestores de estoque para que as mercadorias armazenadas e prontas para serem entregues estejam em conformidade com essas demandas.  A comunicação em torno desse tema específico vai garantir que o estoque supra as entregas necessárias e sem que produtos fiquem parados por um longo período de tempo. 

2- Manutenção do relacionamento com os parceiros 

Uma empresa perde muito quando seus parceiros não são bem atendidos. Imagine um ponto de venda que comercializa seu produto há anos e, de repente, recebe um lote com 15 dias de atraso. Isso é extremamente prejudicial para o vendedor. Portanto, uma boa gestão logística também visa garantir o fornecimento das mercadorias para todos os locais dentro dos prazos estipulados, para evitar qualquer atrito.  Para isso, esses prazos precisam ser bem definidos em relação à capacidade do estoque, à quantidade de veículos para transportar, à distância a ser percorrida e outros elementos. 

3 – Logística interna para controlar o estoque 

Os conceitos logísticos podem e devem ser aplicados internamente na gestão de estoque.   Um dos exemplos é a divisão em três passos que podem ser totalmente controlados: 
  • a emissão do pedido,  
  • a preparação do pedido 
  • o transporte.  
Dentro da empresa, essas três fases devem fluir naturalmente, uma levando à outra, para evitar retrabalho, perda de pedido, extravio de mercadorias e outras avarias que podem ter um custo financeiro considerável. 

4 – Organização dos produtos 

Toda empresa precisa definir uma lógica a ser seguida na organização das mercadorias no estoque.   No caso de medicamentos, por exemplo, um bom raciocínio é se basear na data de validade.   Essa lógica de organização serve tanto para facilitar o momento em que os produtos chegam ao estoque quanto o momento em que passam para a distribuição. 

5 – Definição de prioridades 

No planejamento logístico são definidas as prioridades de entrega, podendo considerar algumas variáveis como: distância e/ou valor do pedido.  Independente do critério adotado por sua empresa, essa definição também vai ajudar o estoque a ser controlado.  Perceba que existe total reciprocidade entre a logística e o controle de estoque, ou seja, ambos impactam um no outro. É por isso que a perspectiva da logística integrada é tão benéfica e necessária para o alcance de bons resultados.  Qual a sua percepção sobre a logística integrada? Você já aplica em seu negócio? Deixe o seu comentário!Me adicione no Linkedin e vamos conversar.   Aproveite e baixe nosso eBook, conteúdo exclusivo sobre Qualidade no Transporte de Medicamentos.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log