Últimas reflexões

sobre o universo da logística

Como manter a vida útil dos medicamentos durante o transporte?

Como manter a vida útil dos medicamentos durante o transporte?

Como manter a vida útil dos medicamentos durante o transporte?

A logística no transporte de medicamentos é muito mais delicada do que para qualquer outro tipo de produto. Por conta da natureza das substâncias, é preciso que o transporte seja feito com muito cuidado, de modo que qualquer problema pode ser prejudicial à saúde dos pacientes, com consequências terríveis para as pessoas que estão em tratamento, profissionais da saúde e empresas envolvidas na fabricação e distribuição. Com isso em mente, confira como manter a vida útil dos medicamentos durante o transporte.

A importância da logística de transporte 

Para os medicamentos, a logística de transporte é a melhor forma de garantir que eles cheguem aos clientes dentro da sua vida útil, sem alteração na fórmula e com o efeito proposto. Por isso, é preciso garantir o cumprimento de boas práticas de transporte, de modo a ter o máximo de segurança, sem sacrificar a agilidade.

Garantindo a infraestrutura 

Para isso, é preciso que a empresa que faz o transporte tenha a infraestrutura necessária para realizar este trabalho. Por exemplo: controle de temperatura dos produtos (ativo ou passivo), para se certificar de que os medicamentos estão nas condições adequadas.

Além disso, é preciso se atentar às condições de empilhamento determinadas pelo fabricante. Neste caso, apenas ele sabe como o seu produto irá reagir à uma determinada pressão, o que significa que é necessário seguir à risca suas orientações.

A equipe 

A equipe é um ponto fundamental para garantir a vida útil e a qualidade dos medicamentos durante o transporte. Ela precisa ser muito bem treinada e pronta para lidar com os medicamentos de acordo com as boas práticas no transporte.

É preciso garantir isso sobre dois aspectos. O primeiro é a motivação e conscientização. É preciso deixar bem claro para a equipe a importância de manejar os produtos com cuidado, e as consequências caso isso não seja feito com capricho.

Além disso, é preciso que elas tenham o básico de conhecimento de como fazer o manejo de maneira correta e minuciosa. Elas devem estudar o manual de boas práticas, elaborado pela empresa, para fazer o seu trabalho com maestria.

A gestão logística 

Uma ótima prática para garantir uma vida útil maior aos medicamentos é diminuindo a sua exposição aos fatores de risco, ou seja, mantendo-os na estrada o mínimo de tempo possível. Assim, é possível garantir que eles estão nas condições ideais durante o percurso, além de limitar o risco de acidentes ou roubos de carga.

Portanto, o operador logístico deve elaborar as rotas mais eficientes e seguras, assim como o ritmo de entrega ideal. Como as condições das estradas brasileiras não cooperam, é importante ouvir os funcionários que podem trazer o feedback das melhores rotas. Neste artigo comentamos como a logística impacta na qualidade do produto.

Se atente às normas 

Por fim, é sempre importante tratar as normas da ANVISA como uma constituição, buscando obedecer à risca todas as regras e boas práticas. Além de evitar problemas com a fiscalização, essas instruções existem por um motivo e visam garantir o transporte com a melhor qualidade.

A própria entidade disponibiliza o roteiro de inspeção, e você pode fazer verificações periódicas, de modo a garantir a qualidade do serviço.

O que você acha? Tem mais alguma dica de como manter a vida útil dos medicamentos no transporte para compartilhar? Visite meu LinkedIn e sugira um assunto para abordamos em breve!