Últimas reflexões

sobre o universo da logística

Marketing no setor de operações logísticas: o que faz?

Marketing no setor de operações logísticas: o que faz?

A existência de um Departamento de Marketing é necessária em um Operador Logístico?

Para que serve, afinal, se o setor é tão operacional e vinculado à indústria?

Será que um profissional de marketing pode ajudar na minha empresa?

Essas são algumas das perguntas que permearam a decisão de somar marketing aos nossos serviços, por isso optei pelo tema para escrever este texto quando conversei com a Melissa Pomaro, Coordenadora de Marketing e T&D na Temp Log.

Por incrível que pareça, a Temp Log olha com carinho para o Marketing há apenas sete meses. Para mim, realmente parece incrível, porque muitas mudanças aconteceram neste período, e falo de mudanças positivas. A Melissa é uma profissional com mais de 20 anos de experiência, que veio do mercado para trabalhar conosco. O domínio, tanto em Marketing quanto em Psicologia, foram essenciais para encarar o desafio de estruturar a área do zero.

Com um histórico de trabalho em grandes empresas de telecomunicação e varejo, ela aceitou a proposta de começar em um negócio totalmente diferente, para colocar em prática a visão holística que ela já tinha. Na rotina de trabalho à qual ela estava acostumada, não tinha espaço para dar a atenção estratégica que alguns pontos da cadeia precisavam, exatamente ao contrário da Temp Log, onde precisamos estar alertas diariamente.

É com a percepção do todo, que hoje ela é responsável pela comunicação, estratégias comerciais e de relacionamento aos clientes, trade marketing e endomarketing.

Segundo a Melissa, além da autonomia, ver os colaboradores engajados é o principal motivo de orgulho. Pensar em soluções para renovar características da comunicação da Temp Log também rendeu confiança, como a mudança de marca. Essa foi, provavelmente, a ação de marketing de maior impacto este ano.

Criar o Departamento de Marketing foi necessário para olhar nosso Branding e trabalhar sua melhoria e todos os aspectos englobados pela marca: nossa identidade, nossas premissas, segmentação, treinamento de pessoas, oferta de soluções e clareza na comunicação dos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte.

Veja como foi a mudança da nossa marca.

Adotamos estratégia de marketing de conteúdo, para compartilhar nossos 27 anos de experiência, atuando na logística de produtos especiais. Escrevemos artigo semanalmente e produzimos vídeos, porque temos certeza de que vamos ajudar pessoas do setor.

É exatamente para isso que “serve” o marketing na logística e nós o valorizamos.

Incluir o marketing no universo dos produtos especiais, significa destrinchar toda operação que é extremamente complexa e encontrar uma resolução ao mercadoComunicar ao mercado o que já fazemos com excelência.

Ter um marketing próprio atuando (e não consultorias temporárias) ampliou o olhar dos outros departamentos além da operação diária. Percebemos a Temp Log em constante melhoria afetando positivamente os clientes, e aplicamos nosso propósito que é contribuir com o desenvolvimento das empresas.

Se você quiser saber mais sobre esse tema, seja apenas a respeito do marketing ou da inserção no setor logístico. Deixe seu comentário e fique em contato comigo.

marketing logisticomarketing logístico