Últimas reflexões

sobre o universo da logística

Como ganhar diferencial competitivo com processos logísticos?

Como ganhar diferencial competitivo com processos logísticos?

Sobreviver à concorrência do mercado e, mais que isso, conseguir se apresentar para o público-alvo como a melhor dentre tantas alternativas é um grande desafio para qualquer empresa.  

O diferencial competitivo é justamente aquele detalhe que coloca um empreendimento à frente na corrida pelo sucesso. E os processos logísticos podem se tornar esse diferencial.  

Descubra agora de que forma:  

Logística integrada 

A primeira forma por meio da qual a logística ganha o status de diferencial competitivo é quando ela está inserida em uma perspectiva integrada. Isso significa que os processos logísticos devem ser aliados a outros departamentos e funções. Assim, a gestão dessa área passa a considerar e até influenciar a gestão de estoques, o trabalho do setor de compras, a armazenagem e outras tarefas. 

Dentro desse conceito, ainda há a relação entre logística e marketing que traz grandes benefícios para a empresa. Já comentamos esse assunto com mais profundidade por aqui. 

Avanços tecnológicos 

A tecnologia está à disposição das empresas para fazer com que os processos logísticos sejam otimizados. Isso vai desde o uso de softwares específicos de gestão de estoque, até dispositivos de monitoramento de carga.  

O importante é saber que, para que essa área vá além de suas funções operacionais e contribua com o posicionamento da marca, é necessário usar os aparatos tecnológicos como aliados. 

Os empreendedores precisam se habituar a buscar atualizações e saber o que há de mais moderno no mercado em termos de ferramentas que possam ser implementadas em seus negócios. 

Redução de custos 

Uma boa gestão logística, embasada por um planejamento estratégico, é essencial para reduzir o índice de erros, de retrabalho, de tempo ocioso de motoristas e veículos, para a elaboração de planos de rota mais inteligentes e outros aspectos que ajudam a empresa a reduzir custos de armazenagem e transporte. 

E como isso pode ser um diferencial competitivo? Simples: esses recursos que são economizados podem ser reinvestidos no próprio negócio, para ampliar a sua participação no mercado. 

Garantia de segurança e qualidade do produto entregue 

No caso do segmento farmacêutico, o processo logístico inclui todo o cuidado para que a mercadoria seja armazenada e transportada seguindo as condições corretas. É preciso controlar a temperatura e a umidade, por exemplo, para evitar possíveis alterações na fórmula dos medicamentos. 

Baixe nosso ebook onde detalhamos como trabalhar essas questões com a mais alta qualidade do mercado. 

Se a sua empresa consegue se tornar referência em padrões de qualidade, certamente ela conseguirá se destacar perante a concorrência. 

Presença de mercado 

Um dos grandes objetivos dos processos logísticos é garantir o abastecimento dos seus produtosA confiança e construção de marca se inicia quando o seu cliente solicita seu produto e o prazo de entrega é cumprido. Por mais básico que isso seja, é essencial como diferencial competitivo, porque sempre que o cliente final solicitar seu produto ele vai receber conforme o planejado. É assim que se constrói a fidelização, mecanismo fundamental na construção de marcas fortes. 

Coloque aqui nos comentários de que forma você enxerga a relação entre a logística e a conquista de um diferencial competitivo por parte das empresas.  

Você acha que esse setor realmente pode ajudar na construção de uma marca forte ou continua sendo meramente operacional? Queremos muito saber a sua opinião! 

transporte de medicamentos