Últimas reflexões

sobre o universo da logística

Transporte de medicamentos e o monitoramento de temperatura

Transporte de medicamentos e o monitoramento de temperatura

Se existe algo que prezamos muito aqui na Temp Log é a qualidade do nosso serviço, em todos os sentidos. Como trabalhamos com produtos de alta complexidade, precisamos atuar de forma preventiva, para que não tenhamos problemas de execução e, consequentemente, nosso cliente não tenha nenhum tipo de prejuízo. E se tem um processo que necessita de atenção especial, é o monitoramento de temperatura dos produtos que transportamos.

Quer saber como monitoramos a temperatura?

Nossa Supervisora de Qualidade Érica Lourenço, explica como a Gestão da Qualidade em Logística é cada vez mais exigida.

Antes de falarmos de toda a complexidade em torno desse trabalho, temos que esclarecer que, quando falamos de monitoramento de temperatura no transporte de medicamentos, estamos contemplando desde o armazenamento do produto, até o transporte da última milha.

Ambos devem ter um cuidado muito específico, considerando as legislações vigentes e critérios específicos dos fabricantes para garantir a estabilidade dos produtos e consequentemente, a segurança do paciente.

Para se ter uma ideia, seguimos os critérios estabelecidos pelos fabricantes, e também os critérios do Ministério da Saúde, tanto para produtos refrigerados quanto para temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Com isso, o nosso principal desafio já começa pela nossa localização. Afinal, o Brasil, sendo um país continental, tem lugares que a temperatura ambiente passa dos 30°C e locais que ficam abaixo dos 15°C, sem mencionar a extensão geográfica do pais que interfere diretamente nas condições de transporte.

Armazenamento

Para o monitoramento de temperatura nos armazéns, é necessário realizar previamente um mapeamento térmico, onde é possível estabelecer pontos críticos, onde deverá ter um controle mais rigoroso de temperatura e estabelecer se há locais que não pode ter armazenamento de produtos.

Para ter um estudo efetivo precisamos fazer o mapeamento no mínimo duas vezes por ano, nos períodos de temperatura extrema , ou seja, no inverno e no verão.

Transporte

Já no transporte, como atuamos em todo território nacional, embora o nosso transporte seja passivo, nosso maior desafio é a capacitação dos parceiros e garantir a qualidade em toda cadeia de distribuição.

Para isso, contamos com um processo de Qualificação dos Fornecedores e Prestadores de Serviço com base nas premissas estabelecidas nas Boas Práticas de Fabricação.

Neste processo de Qualificação, estão inclusive os fornecedores de serviço de calibração de equipamentos que são fundamentais para garantir a confiabilidade dos dados.

Todas as embalagens para transporte de produtos refrigerados são definidas com base na Validação de Transporte que segue rigorosamente os critérios estabelecidos em conjunto com a Industria Farmacêutica (nossos clientes).

Apostamos na evolução da tecnologia como futuro do processo de monitoramento, como acompanhamento online e realtime do aferimento da temperatura nos armazéns e o controle total das entregas, full time.

Já trabalhamos para a implantação do nosso sistema de informatização online, o que vai nos possibilitar cada vez mais assertividade na hora de coletar a temperatura dos armazéns.

Agora, posso afirmar com toda a certeza que, independente da evolução de tecnologia do mercado, algo muito importante que temos que ressaltar é a atuação preventiva do nosso departamento de qualidade.

Aqui na Temp Log, Qualidade faz parte do nosso DNA. Temos um processo muito bem estruturado de compromisso com os padrões de qualidade e busca pela excelência de ponta a ponta, e isso vai além de uma gama tecnologia, tem a ver com comprometimento e processos bem definidos. E isso é reconhecido pelos nossos clientes.

 

Aproveite e baixe nosso eBook, conteúdo exclusivo sobre Qualidade no Transporte de Medicamentos.

 

transporte de medicamentostransporte de medicamentos