Armazenagem: descubra qual o tipo mais adequado para a sua empresa

30 de janeiro de 2020 #Armazenamento Armazenagem: descubra qual o tipo mais adequado para a sua empresa
As atividades logísticas de uma empresa são compostas por etapas estratégicas e complexas. A armazenagem de produtos, sem dúvida, é uma das etapas mais críticas. Desta forma, diante das variedades do mercado, o gestor precisa ter muito cuidado em definir e estruturar o modelo de armazenagem ideal para o seu negócio.  A decisão pelo melhor tipo de armazenagem impacta diretamente na eficiência logística da sua empresa. Para isso, é preciso entender as demandas do seu negócio e também o funcionamento dos diferentes tipos de sistemas de armazenagem. Uma decisão errada pode, entre outras consequências, arruinar a qualidade do seu produto.  Se você está em dúvida, nós vamos te ajudar. Continue a leitura do artigo e descubra qual o tipo de armazenagem mais adequado para a sua empresa. 

Tipos de armazenagem 

A armazenagem implica não apenas em alocar insumos e produtos em um determinado espaço, mas também organizar uma estrutura de estoque e escoamento eficiente. Para isso, de acordo com a rotina diária de cada negócio, os modelos de armazenagem otimizam essas atividades, facilitando o processo logístico como um todo.  Aqui na Temp Log, trabalhamos os dois formatos, tanto a armazenagem exclusiva, onde o cliente conta com um espaço totalmente dedicado a ele, com controle de acessoponto de trabalho interno, quanto a compartilhada, em que o espaço é dividido com outras empresas.  Existem determinados casos que pedem, por legislação fiscal, que a estocagem seja exclusiva, mas isso é feito, geralmente, por empresas que terceirizam toda a atividade de armazenamento e distribuição, que sofrem com falta de espaço físico em determinado pico de vendas ou produção optando por manter controle e apuração de impostos centralizados em seus estabelecimentos fabris e/ou comerciais, entre alguns outros pontos que são um pouco burocráticos. 

Como decidir pelo tipo ideal para minha empresa? 

A pergunta do milhão: diante disso, como saber qual o melhor tipo de armazenagem para o meu negócio? Considere esses tópicos:  Não existe certo e errado, mas, sim, uma análise criteriosa entre a necessidade do cliente X custo. 
  • Qual é a real necessidade na hora de armazenar ? 
  • Preciso de um espaço exclusivo com controle de acesso ? 
  • Preciso abrir uma filial ? 
  • Me importo de ter esse espaço dividido com outras empresas? 
  • O quanto estou disposto a investir nesse serviço? 
  • Qual é meu budget para isso? 
 

Considere também Localização e produtividade 

A busca pela produtividade também deve ser essencial. Considere sua rotina e as vantagens e desvantagens de cada tipo. Ademais, atente-se ainda para a localização e amplitude do armazém.     Quase nunca as respostas para essas perguntas estão claras, por isso, a orientação vinda do operador logístico é essencial para que se chegue no modelo ideal de atuação.
Concluímos que não adianta ter um discurso “enlatado” de como devemos atuar, mas, sim, a sensibilidade e a capacidade de entendimento, bem apuradas, oferecer o melhor para a empresa que vamos representar. 
Agora eu devolvo esse questionamento para você. Qual é a sua necessidade de armazenamento?  Gostou das dicas? Aproveite para comentar conosco o que achou de cada tipo de armazenagem!  Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log