Por que a armazenagem climatizada é tão importante para os medicamentos?

1 de setembro de 2020 #Armazenamento Por que a armazenagem climatizada é tão importante para os medicamentos?

A armazenagem e o transporte correto de produtos sempre foram um fator preocupante para as empresas, principalmente aquelas que lidam com materiais com tempo de validade e produtos facilmente degradados de acordo com o ambiente em que estão armazenados. No caso da indústria farmacêutica, essa armazenagem é ainda mais delicada. Os medicamentos precisam seguir normas de armazenamento e distribuição para que não tenham sua fórmula alterada ou danificada.

Para as empresas do setor, é preciso manter os insumos farmacêuticos ativos (IFAs) sempre com boas práticas de armazenamento, distribuição e transporte, a fim de assegurar a efetividade, eficácia, estabilidade e as características físico-químicas desses insumos. Fatores como temperatura, falta de circulação do ar, entre outros, podem influenciar na qualidade dos medicamentos.

Para se ter uma noção da ocorrência frequente de mal armazenamento de produtos farmacêuticos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem uma estimativa que diz que até metade das vacinas que são produzidas no mundo inteiro são entregues já decompostas por causa da armazenagem incorreta.

É preciso que as empresas farmacêuticas mantenham um rigoroso controle de cada setor envolvido no processo de distribuição, recebimento e armazenamento até chegar ao paciente, sempre atendendo à legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável também por fiscalizar as condições e qualidade dos medicamentos nos pontos comerciais e hospitalares.

Requisitos e cuidados do setor

 

Para começar, o espaço de armazenamento dos medicamentos, seja o estoque ou almoxarifado, deve seguir algumas regras impostas pela ANVISA. Entre elas, citamos: a garantia de que o espaço físico seja bem higienizado, e tenha um bom controle de ventilação e iluminação, de preferência climatizado, com cadeia fria, antecâmara climatizada, armazém climatizado e controle de temperatura.

A temperatura nesse caso entra como um dos principais requisitos e cuidados que o armazenamento e o transporte devem ter. A maioria dos medicamentos não pode ser submetidos a altas temperaturas, por isso necessitam ser refrigerados.

Dessa forma, o armazenamento e o transporte ideal desses insumos, deve conter equipamentos para controle de temperatura, como refrigeradores, freezers ou câmaras refrigeradas, que permitem um controle mais rigoroso da temperatura.

Já no transporte, os cuidados devem permanecer os mesmos e ainda mais reforçados, uma vez que em muitos casos, o tempo para chegar ao destino pode ser longo, e o veículo sem refrigeração irá fazer com que os medicamentos recebam calor diretamente.

Acima de tudo, é preciso que o transporte garanta a integridade do produto até a chegada ao destino. Para tal, deve-se usar uma embalagem apropriada que conserve a climatização durante o percurso, independentemente do tempo que levará o transporte.

Outro cuidado apontado pela ANVISA é em relação ao trabalho do responsável técnico, que deve acompanhar todo o processo de validação das embalagens, para que os medicamentos conservem todos os seus princípios ativos.

Para controlar todos esses fatores, principalmente em relação à climatização correta do ambiente e do transporte é preciso contar com profissionais gabaritados em Qualidade. A Temp Log é referência na distribuição de medicamentos termolábeis para todo o Brasil, entre em contato conosco para transportar corretamente seus produtos.

Esperamos você!

Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log