Como o blockchain pode otimizar a cadeia de distribuição logística?

5 de junho de 2020 #Fracionamento Como o blockchain pode otimizar a cadeia de distribuição logística?
O ciclo de vida de um produto farmacêutico é complexo  Pense em tudo o que aconteceu para que o resultado de décadas de pesquisa e bilhões em investimentos chegasse às prateleiras. Pense de onde vieram todas as matérias-primas, como elas foram transportadas até o laboratório ou planta fabril onde aquele medicamento seria produzido e o produto final é embalado e vai parar nas prateleiras das farmácias.  Se o parágrafo introdutório fez você pensar nas diferentes cadeias de distribuição que permeiam a produção dos medicamentos, você está no caminho certo. Mas saiba que isso também tem tudo a ver com blockchain, uma tecnologia que promete trazer mais confiança e transparência não apenas para as cadeias de distribuição de medicamentos, mas para toda a indústria logística. 

 

A cadeia de distribuição 

Podemos definir a cadeia de distribuição como esse conjunto de processos, organizações, pessoas, processos, atividades, informações e recursos envolvidos na movimentação de um produto ou serviço, do fornecedor das matérias-primas até o consumidor final.  A cadeia de distribuição, em sua essência, é um sistema de ponta a ponta que cria soluções logísticas e os entrega ao cliente. Uma coisa interessante a notar aqui, é que a cadeia de distribuição não precisa ser unidirecional, podendo também fazer o caminho inverso. Por exemplo, se um cliente quiser devolver um produto e emitir um reembolso, ele poderá fazê-lo.  Uma cadeia de distribuição real pode ter uma configuração extremamente complicada, com múltiplos níveis de interação. Então, é necessário planejar e supervisionar cuidadosamente todas as etapas. É aqui que o blockchain pode fazer a diferença para melhorar e dar confiabilidade para o gerenciamento da cadeia de distribuição. 

Resolvendo problemas da cadeia de distribuição com blockchain 

Cadeias de distribuição são absolutamente essenciais para o funcionamento geral de qualquer negócio, e isso é ainda mais exigente na indústria farmacêutica, em que a atenção ao processo é crítico para manter a qualidade e integridade do produto. 

 

É aqui que o blockchain pode fazer toda a diferença 

Um blockchain é, em termos simples, uma série de registros imutáveis de dados imutáveis que são gerenciados por um conjunto de computadores que não pertencem a nenhuma entidade. Cada um destes conjuntos de dados, isto é, bloco, são seguros e ligados uns aos outros utilizando princípios criptográficos.  Assim, podemos dizer que o blockchain permite um banco de informações coletivas, descentralizadas, imutáveis e transparentes. 

 

Descentralização, imutabilidade e confiança 

A ideia de descentralização está no cerne da tecnologia blockchain. O que basicamente significa, é que qualquer dado armazenado dentro do blockchain não pertence a uma pessoa ou organização, mas é compartilhado por todos que fazem parte dessa rede.  O problema com a atual indústria logística e com as cadeias de distribuição é que todos os fornecedores e agentes envolvidos se tornam proprietários da informação. Não há nada que nos diga, com 100% de certeza, de que as informações que essas pessoas estão enviando são 100% autênticas ou não.  No entanto, o blockchain resolve esse problema permitindo que todos os dados sejam públicos e não possam ser modificados. Assim, a transparência garante uma fiscalização eficiente da cadeia de distribuição e responsabilização adequada em situações de desvios e malfeitos.  E você, o que pensa sobre o papel do blockchain para criar um sistema logístico melhor? Acredita que o blockchain pode reduzir os custos logísticos? Me adicione no Linkedin e compartilhe a sua opinião. Vamos conversar! 
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log