5 dicas para aumentar a produtividade logística

20 de agosto de 2019 #Logística 5 dicas para aumentar a produtividade logística
A área logística é uma das mais estratégicas dentro de uma empresa, visto que garante que o ritmo de rotatividade do estoque aconteça de forma adequada, mantendo os pontos de venda abastecidos e os produtos armazenados nas quantidades e condições corretas.   É essencial, portanto, para assegurar que as mercadorias não sejam perdidas, especialmente aquelas que têm prazo de validade e precisam chegar às mãos do consumidor em tempo hábil, como é o caso de produtos farmacêuticos e cosméticos, por exemplo.  A seguir, separamos 5 dicas para melhorar a produtividade da área logística da sua empresa e fazer com que ela se torne um diferencial competitivo.  

1 – Acompanhe de perto as atividades da equipe logística 

  É fundamental que você, enquanto gestor, separe um tempo para acompanhar e monitorar os processos que estão sendo executados pela equipe responsável pela logística.   Essa é a melhor forma de identificar possíveis focos de improdutividade, re-trabalhos ou lentidão. Por isso, antes de colocar em prática qualquer outra medida, fique uma semana observando de perto esse setor para saber o que precisa ser melhorado nele.   

2 – Garanta a infraestrutura necessária para a equipe trabalhar 

  Esse departamento é um dos que mais podem ser beneficiados com tecnologias de automatização de processos. Por exemplo: se a dificuldade dos colaboradores está sendo na gestão de estoque, existem ferramentas específicas e softwares elaborados para isso.   Nem tudo pode ser resolvido apenas pelo trabalho dos colaboradores, muitas vezes, encontrar soluções externas à empresa, delegando tarefas a profissionais ou sistemas especializados, é a melhor forma de otimizar o tempo e, gradativamente, aumentar a margem de lucro.   

3 – Treine a equipe 

  Outra dica certeira para aumentar a produtividade de área logística é capacitar os colaboradores desse setor com cursos e treinamentos focados nele. Isso ajuda de duas formas: primeiro, potencializando as habilidades dos funcionários e apresentando a eles novas formas mais eficientes de realizarem as atividades. E a segunda é fazer com que a equipe se sinta valorizada, isso sempre ajuda a dar um “gás”.  Mas, esse treinamento precisa ser bem elaborado, com foco no plano de carreira que a empresa segue e nas metas estipuladas que dependam ou tenham relação com a logística.   

4 – Integração 

  É muito importante que todas as áreas da empresa atuem de forma integrada, inclusive a logística.   Deve haver um grande plano de ação que inclua as metas de vendas, campanhas de marketing que serão executadas para atingir essas metas, estratégias de distribuição, análise do mercado, planejamento de operações e todos os outros departamentos.   Quando os colaboradores da logística veem a importância do seu trabalho dentro do contexto geral da empresa, entendem melhor seus objetivos.   E isso é um estímulo para o surgimento de novas ideias que sejam mais eficazes para realizar o que se pretende.   

5 – Crie relatórios de feedback 

  Essa é uma dica que se aplica a todos os setores da empresa, incluindo o de logística. Programe feedbacks periódicos, tanto individuais quanto gerais, mostrando quais são os pontos que precisam melhorar e o que está funcionando para ser mantido. Esse acompanhamento evita que o departamento chegue a uma grande crise mais difícil de ser contornada. 

O que você faz na sua área logística e que funciona muito bem?  

Conte para a gente e aproveite para nos dizer quais conteúdos e assuntos você deseja ver por aqui!  Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log