5 passos para garantir uma logística farmacêutica eficiente

13 de outubro de 2020 #Logística
Sabemos que a logística é um setor crítico para uma gestão industrial eficiente. Sem boa gestão logística, uma série de processos vitais para o bem-estar dos pacientes e profissionais, assim como para a competitividade do negócio, estariam comprometidos. Distribuição de suprimentos médicos e medicamentos, fornecimento de matéria prima e embalagem, são apenas alguns dos processos que precisam ser levados em conta pela gestão da indústria farmacêutica e que estão relacionados com a logística. A logística eficiente é crucial para garantir processos suaves. Muitos fatores afetam o planejamento e a organização dos hospitais e clínicas e, com isso em mente, separamos cinco passos para garantir uma gestão logística eficiente e, consequentemente, uma gestão industrial farmacêutica de excelência. Confira!

1. Invista em automação

A automação do fornecimento de produtos e dos processos logísticos internos nas indústrias é um elemento importante para garantir eficiência, rapidez e evitar erros. As maiores farmacêuticas do mundo já utilizam sistemas automatizados de processamento de medicamentos líquidos e sólidos, embalagem primaria e tecnologias de inspeção para diversos campos de aplicação. Com o advento da indústria 4.0 outra etapa importante de destaque para as fabricantes de medicamentos é, o envase. É possível realizar testes de vazamento de embalagens, e inspeção de presença de partículas de líquidos, géis e pastas em uma única máquina, sem a necessidade de intervenção humana.

2. Aposte na terceirização

A centralização das operações foi, por muito tempo, a solução ideal para melhorar a logística farmacêutica, principalmente para grandes indústrias. No entanto, erros de operação, desatualização técnica e falta de abrangência regional, ou mesmo nacional, fizeram com que o mercado voltasse os olhos para os especialistas logísticos terceirizados. Hoje, é possível reduzir custos e manter os serviços logísticos eficientes em todas as áreas de uma indústria farmacêutica. Afinal, operadores logísticos são capazes de atender a todas as demandas de forma rápida e efetiva. Os serviços da Temp Log, por exemplo, contam com números de extrema relevância para indústrias farmacêuticas que querem elevar sua logística, com 100% de acuracidade nos inventários, 99% de assertividade na separação dos pedidos e 99% das entregas realizadas no prazo combinado com o cliente.

3. Qualifique o transporte

Existe um potencial de melhora no planejamento, gerenciamento e coordenação transporte de medicamentos. Isso é aplicável, tanto dentro da indústria quanto nas unidades de suprimento externas (distribuidores) e unidades pré-hospitalares, como centros de saúde e clínicas. A implementação de procedimentos de transporte padronizados por meio de registradores de temperatura, sistemas ativo e passivo de transporte, análise de risco, protocolo, entre outros, facilitará e criará contexto para a agilidade de toda a operação e garantirá a qualidade até a última milha.

4. Fortaleça a organização

Nas empresas de saúde do futuro, serão feitas distinções mais claras entre cuidados e logística. A logística de produtos será deixada para pessoas qualificadas dentro da cadeia de suprimentos e da organização de serviços, enquanto o profissional da indústria poderá se concentrar em inovação e venda direta. Para tanto, será necessário definir com clareza a organização, os papéis e a responsabilidade. É aí que a utilização de um operador logístico especializado pode ser essencial para a excelência dos serviços.

5. Valorize a Tecnologia da Informação

Grandes empresas de saúde já têm dado mais ênfase ao suporte de TI para a cadeia de suprimentos desde o pedido até a digitalização, no leito. A exigência da rastreabilidade completa já está batendo a porta. Haverá uma demanda para cobrir todas as atividades e eventos dentro da cadeia de suprimentos que estão ligados ao paciente. Isso inclui quais pessoas, instrumentos, equipamentos e medicamentos estavam sendo empregados em determinado momento e local, e os recursos de TI podem ajudar a sua empresa a estruturar seus serviços para esses altos padrões de qualidade. A gestão logística farmacêutica e hospitalar é um tema complexo e com muitas ramificações. Então, comente como a execução da operação logística poderia ser mais eficiente em um país como o Brasil, com uma infraestrutura deficitária e um cenário industrial tão desigual. Até a próxima!  
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log