Inteligência Artificial: Revolucionando a Logística Farmacêutica

3 de outubro de 2023 #Logística
Aumento da precisão, redução da taxa de erros, agilidade nos processos, escalabilidade e movimentos ininterruptos. Essas são apenas algumas vantagens que mostram como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma importante aliada do setor de logística farmacêutica. 

Diante das peculiaridades e exigências da área de saúde, as novas ferramentas, desenvolvidas para “imitar” a capacidade humana de raciocinar, ganham um papel relevante ao fazerem análises preditivas capazes de impedir, por exemplo, a excursão de temperatura, uma das principais preocupações dos órgãos reguladores atualmente.

No cenário geral, a Inteligência Artificial promete incrementar todos os setores da economia. Uma pesquisa recente da consultoria FrontierView, encomendada pela Microsoft, aponta que a IA pode contribuir para um crescimento de 4,2% do PIB brasileiro até 2030. Além disso, o segmento de Inteligência Artificial deve ser avaliado em U$ 93 bilhões este ano, cerca de 12% a mais do que em 2022, conforme previsões do GlobalData.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial refere-se a sistemas de computador que podem realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Isso inclui a capacidade de aprender com dados, reconhecer padrões, tomar decisões, solucionar problemas e realizar tarefas específicas, como processamento de linguagem natural ou visão computacional. 

A IA é amplamente utilizada em diversas áreas, como assistentes virtuais, carros autônomos, recomendações de conteúdo, medicina, entre outras. Ela é alimentada por algoritmos avançados e dados para criar modelos que podem imitar a capacidade humana de pensar e tomar decisões. 

No Brasil, o Chat GPT é uma das ferramentas de IA que mais tem se popularizado, sendo capaz de realizar diferentes atividades, como criar respostas, produzir textos e até entender a linguagem humana e códigos de programação.

De acordo com um estudo do SAS, feito pelo IDC, o país lidera o uso de inteligência artificial na América Latina. No território nacional, cerca de 63% das organizações utilizam aplicações baseadas nessa tecnologia. Além disso, mais de 90% das empresas brasileiras investem em ferramentas de dados e analytics com o objetivo de identificar tendências e padrões de consumo.

O consultor de Ciências de Dados e Professor da USP, Eduardo H. Ruschka afirmou, durante o VII Congresso da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL), que a tecnologia é neural, profunda e complexa com milhões de neurônios e bilhões de conexões. No entanto, envolve alguns riscos, como informações falsas, limitações, previsões erradas com confiança muito alta e falta de garantia de que o texto gerado não está correto. 

“A ferramenta precisa do ser humano para ajudar a refinar o modelo. É um papagaio turbinado, pois não cria texto do ponto de vista intelectual”, garantiu o docente, que não observa uma substituição efetiva das pessoas pela tecnologia. Em relação aos impactos nas profissões, ele menciona apenas a função do tradutor, que pode ser prejudicada.

Inteligência Artificial na área de saúde

Num futuro próximo, a Inteligência Artificial pode se tornar fundamental nas operações envolvendo o mercado médico e hospitalar, afirma o especialista em cadeia fria e logística farmacêutica, Ricardo Canteras. 

“Com a IA a gente consegue previsionar os problemas que podem ocorrer no transporte e como podemos evitá-los. Imagine, por exemplo, que a temperatura de um produto esteja subindo muito rápido. A IA alerta o operador ou motorista sobre a possibilidade de haver excursão de temperatura. É possível ter um conceito de machine learning e com isso prevenir e diminuir os riscos existentes”, disse.

À frente da diretoria comercial da Temp Log, Canteras tem acompanhado os constantes avanços da IA no Brasil. “Além da análise preditiva tem a prescritiva, já que a IA tem uma capacidade maior de análise de um grande volume de dados permitindo aos operadores a tomada de decisões baseado em dados. No momento de selecionar um veículo para fazer uma viagem, você vai conseguir ter um insight do computador, que vai ter analisado ou cruzado diversos dados, sugerindo caminhos. Então na área da saúde, onde há a obrigatoriedade de processos muito bem definidos, vai ser essencial a ajuda da IA”, explicou o especialista.

Ainda sobre as possibilidades de aplicação da IA na logística farmacêutica, Canteras aponta os armazéns, pois grande parte já é automatizada com a utilização de sensores e sem a necessidade de intervenção humana. Além disso, a Inteligência Artificial pode auxiliar na roteirização, pois cada rota tem um mapeamento prévio de temperatura. 

“As novas ferramentas permitem também uma maior visibilidade de toda a cadeia logística, ou seja, são inúmeras as possibilidades, sempre buscando aumentar a produtividade e eliminar ou reduzir ao máximo as falhas, algo que faz toda a diferença na área de saúde. Vale lembrar que a IA também garante a operação de um volume maior de trabalho, de forma ininterrupta, pois a máquina não para, tem o fator 24×7 e isso pode contribuir para ter um retorno cada vez mais rápido na solução de problemas, e na hora e forma que o cliente desejar.”, explica.

Vantagens da Inteligência Artificial na logística farmacêutica

  • Otimização de Rotas
Algoritmos de IA podem calcular as rotas mais eficientes para a entrega de medicamentos, economizando tempo e recursos.
  • Gestão de Estoque
A IA pode prever demandas futuras, otimizando o estoque e evitando falta ou excesso de medicamentos.
  • Rastreamento em Tempo Real
A IA pode fazer o acompanhamento preciso do transporte de medicamentos, garantindo a segurança e a integridade dos produtos.
  • Prevenção de Erros
A IA pode identificar erros na preparação de pedidos, reduzindo o risco de dispensar o medicamento errado.
  • Monitoramento de Condições Especiais
Acompanhamento de medicamentos sensíveis à temperatura, umidade ou luz para garantir que estejam dentro dos padrões adequados.
  • Redução de Custos
A automação de tarefas repetitivas economiza recursos, aumentando a eficiência operacional.
  • Análise de Dados Avançada
A IA pode analisar grandes volumes de dados para identificar padrões e insights que podem melhorar a eficiência e a tomada de decisões.
  • Melhorias na Segurança
Identificação de produtos falsificados ou vencidos, garantindo a qualidade e a segurança dos medicamentos.
  • Adaptação a Mudanças
A IA pode se ajustar rapidamente a mudanças na demanda ou nas condições de transporte, tornando a cadeia de suprimentos mais resiliente.
  • Atendimento ao Cliente: 
Chatbots e assistentes virtuais podem fornecer informações e suporte aos clientes, melhorando a experiência geral.

Ficou com alguma dúvida? Quer entender melhor os serviços oferecidos pela Temp Log e como eles podem se adequar às necessidades da sua empresa? Gostou desse conteúdo, quer sugerir novas pautas ou mesmo fazer alguma observação sobre os materiais já postados? Entre em contato com a gente.
Autor

Escrito por
marketing
Temp Log