Automação reduz gastos e aumenta a produtividade na logística farmacêutica

1 de junho de 2021 #Logística
Otimizar os processos de armazenagem, distribuição e fracionamento, com softwares e equipamentos específicos, é essencial para que a operação logística seja livre de falhas. Mais do que uma vantagem competitiva, a automação é hoje uma necessidade e as empresas que ainda apresentam resistência para a adoção de tecnologias de controle precisam começar, desde já, a cogitar a modernização dos processos.

Dentre os benefícios principais da automação, estão:

– Agilidade: diminuir o tempo gasto em um processo, otimizando o trabalho dos colaboradores e permitindo prazos mais agradáveis ao cliente;

– Controle: maior possibilidade de acompanhamento e geração de relatórios dinâmicos, que permitam uma melhor visão de cada área da empresa;

– Integração: permitindo maior produtividade, segurança no controle de temperatura, análise de desempenho;

– Clima organizacional: os colaboradores passam a executar tarefas mais estratégicas e lógicas, permitindo uma melhor qualidade de vida na rotina de trabalho, com a diminuição de atividades que envolvem repetição e o uso da força física;

– Redução de custos: A automatização de processos reduz o tempo gasto para cada tarefa, o que representa um aumento de custo-benefício em médio e longo prazo;

Satisfação do cliente: menor custo, maior segurança, produtividade e diminuição de falhas são pontos que auxiliam na fidelização dos clientes.

A automação na cadeia logística farmacêutica, portanto, pode potencializar os resultados e a rentabilidade, fazendo com que a indústria se destaque no mercado. O setor logístico deixou de ser uma área complementar na dinâmica empresarial e hoje ocupa um lugar chave para que todo o processo, da fabricação à chegada até o cliente, seja feito com excelência. E para isso, não podemos ficar estacionados em um modelo de negócio que não promove vantagens visíveis para a indústria farmacêutica que nos contrata.

Eliminando o erro

Já entendemos que, quando bem aplicada, a tecnologia garante ao operador logístico muito mais controle de informações, integração entre os processos, um melhor acompanhamento de carga e um estoque mais eficiente e inteligente. Mas precisamos reforçar a importância da automação na diminuição de falhas.

Quando uma falha manual ocorre, seja ela atraso no cumprimento de prazos, erros de conferência e separação ou até envio de mercadoria para o local errado, por exemplo, há uma necessidade de refação que nos leva a perdas financeiras e à insatisfação do cliente. Mais do que isso, quando falamos de medicamentos os erros podem colocar em risco a integridade do produto e, consequentemente, a saúde do paciente.

Na Temp Log sempre buscamos automatizar os processos, justamente porque temos a ciência de que quando alguma das etapas não ocorre de forma automatizada, as chances de falha se tornam maiores. Queremos que as conferências não sejam dependentes do olho humano. Com o computador fazendo as integrações e processamentos, a chance de erro é praticamente zero.

Converse com a empresa

Se você chegou ao fim deste artigo entendendo melhor os benefícios do investimento em automação, saiba que, por mais que os resultados prometidos sejam encantadores, nada disso é possível sem que as ferramentas certas, o projeto personalizado e a expertise de uma operadora que já trabalhe com esse tipo de tecnologia.

Imagine um Operador Logístico que apresenta soluções de forma prática e efetiva para os seus mais complexos problemas e falhas logísticas. Somos nós! Com projetos desenvolvidos pensando nas particularidades de cada cliente e sistemas integrados que aumentam a produtividade e diminuem os custos, temos soluções que podem agregar ao seu negócio, além de alguns dos prazos de entrega mais agressivos do mercado.

Ficou interessado? Vamos conversar! Aproveite também para comentar e sugerir novas pautas. Ficaremos muito felizes em saber sua opinião.

Até a próxima!
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log