Como a logística impacta no crescimento das empresas

10 de agosto de 2019 #Logística Como a logística impacta no crescimento das empresas
A logística empresarial é o setor responsável por gerir e organizar o fluxo de informações, pessoas e, principalmente, de mercadorias, com o objetivo de atingir uma meta (normalmente ligada à lucratividade) com o máximo possível de eficiência. Existem várias atividades que estão relacionadas a esse departamento, como por exemplo, a gestão de estoques; armazenagem correta das mercadorias; transporte; gestão de compras e outras. Mas, como a logística impacta realmente no crescimento das empresas? 

Logística integrada

A abordagem mais atual da logística e que pode potencializar de forma mais significativa o crescimento de um empreendimento é a integração. De acordo com esse conceito, a gestão da logística precisa ser feita seguindo uma perspectiva macro, que leve em consideração todo o processo.

Aqui na Temp Log, gerenciamos o produto desde a chegada da importação, realizando sua nacionalização (quando aplicável), armazenamento e transporte de ponta a ponta com abrangência nacional, até a entrega ao consumidor final.

Ou seja, a construção de um único sistema que controle todas as atividades do fluxo logístico de acordo com a relação de interdependência existente entre elas.

Aumento da produtividade

Quando a logística passa a ser coordenada com essa perspectiva integrada, ela ajuda no crescimento da empresa ao aumentar a sua produtividade. Por exemplo: o setor de compras fará parte dessa integração, então, todos os materiais são adquiridos já levando em conta a distribuição futura. Isso evitará que mercadorias fiquem paradas no estoque, isto é, o trabalho desse setor será otimizado por conta da logística. A área comercial, quando alinhada à logística, garante os prazos de entrega dos produtos, fidelizando assim seus clientes aumentando a credibilidade da empresa, já que a venda só é concluída com a entrega dos produtos no prazo estabelecido. Um grande “gap” que observamos no mercado logístico, é esse alinhamento entre área comercial e os operadores logísticos. Os prazos da área comercial geralmente são curtos para fechar os pedidos e bater as metas exigidas, não se alinhando em sua grande maioria com o timing da logística que requer um prazo maior de entrega.

Pensando em atender essa demanda, aqui na Temp Log trabalhamos com picking flexíveis e equipes dedicadas atendendo assim tanto os prazos comerciais de nossos clientes como os prazos estipulados nos procedimentos da operação logística.

Basicamente, esse aumento da produtividade significa que todas as áreas da empresa se envolvem e se alinham, construindo um fluxo de trabalho mais consciente e organizado, evitando desperdício, otimizando os recursos, produtos, tempo e consequentemente aumentando os ganhos financeiros.

 Redução de custos

Esse é um dos maiores benefícios da logística integrada para as empresas: as falhas nos processos são reduzidas substancialmente, assim como o índice de re-trabalho e a compra de mercadorias que já estão em estoque em quantidade suficiente. Tudo isso proporciona uma redução de custos praticamente imediata, permitindo que a empresa tenha mais recursos para reinvestir e aumentar a sua participação no mercado.

Assertividade na tomada de decisão

A logística integrada oferece aos gestores uma visão mais ampla da cadeia de materiais. Assim, se for identificado algum problema no abastecimento, por exemplo, será mais fácil detectar em que ponto do fluxo está havendo alguma incoerência que cause esse problema. Essa visão holística contribui muito na tomada de decisões mais assertivas a respeito das ações a serem tomadas. Ao levar em consideração o todo e não apenas um pequeno recorte do processo, o gestor terá mais controle sobre o processo decisório. Muitas vezes, uma melhoria que pode ser implementada de forma simples em um ponto do fluxo de mercadorias pode trazer benefícios bem significativos no final da cadeia.

Foco no resultado

Por fim, a contratação de um Operador Logístico parceiro e integrado faz com que todas as atividades logísticas estejam olhando para o mesmo objetivo e trabalhando em prol dele. Com essa força-tarefa focada no resultado, certamente ele virá de forma muito mais rápida para a empresa. Além disso, cabe a empresa contratante focar na estratégia, enquanto o Operador Logístico parceiro se responsabiliza por toda demanda e energia necessária para tocar a parte operacional de forma fluída e gerando todos os dados analíticos solicitados. Me adicione no Linkedin e vamos conversar.

Na sua empresa, a logística é própria ou terceirizada?

Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log