Como a logística terceirizada pode impactar nos resultados financeiros da sua empresa?

18 de agosto de 2019 #Logística Como a logística terceirizada pode impactar nos resultados financeiros da sua empresa?
Uma empresa precisa de várias características para manter bons resultados financeiros. O que muitos gestores não sabem – ou até mesmo negligenciam – é que a logística pode impactar nas finanças corporativas. Conhecer mais sobre o assunto também é um diferencial competitivo, visto que ações do gênero atingem diretamente em todo o planejamento empresarial.  Para maximizar os ganhos e, consequentemente, minimizar as perdas, deve-se saber os benefícios, além das características que esse tipo de atuação mercadológica traz ao negócio. Abaixo, entenda como o investimento em logística pode impactar nos resultados financeiros da sua empresa – e adote, agora mesmo, medidas nesse sentido.   

Gestão de prazos e integridade dos produtos 

  Investir na contratação de um Operador Logístico parceiro parte, primeiramente, do que é necessário para evitar qualquer tipo de perda, alinhando toda gestão de prazos e integridade dos produtos  Para isso, pegamos o exemplo de uma indústria farmacêutica:   1) Falha no setor logístico para os medicamentos termolábeis, entregas fora do prazo, ocasionando variação da temperatura correta exigida.  Consequências: 
  • Descrédito comercial aos prazos acordados 
  • Insatisfação do cliente final (geralmente médicos, grandes hospitais/clínicas) 
  • Avarias nos produtos, perda parcial ou total da carga. 
  Em outras palavras, o gerenciamento e capacidade de atender as exigências de cada tipo de produto, os requisitos de entrega deve ser prioridade para as empresas. Diferente disso, produtos serão extraviados, avariados, comprometerão o planejamento – como o fluxo de saída em épocas de grande movimentação comercial – o que impactará, direta e negativamente, nos resultados financeiros do seu negócio. Já pensou sobre isso ?   

Satisfação do cliente 

  Outro ponto é a satisfação do cliente. Já se perguntou porque os Correios têm uma baixa avaliação como serviço em todo o território nacional? É justamente pela falta de mais investimentos nas operações logísticas – e olha que estamos falando do maior serviço de entregas no Brasil. Investir nessa área é sinônimo de satisfação do cliente.  Isso porque, pegando o tópico acima, os produtos vêm no prazo; não há problemas de transporte que danifiquem o produto, principalmente artigos de luxo ou os próprios medicamentos; e referenciam sua empresa como alguém que cumpre as datas estabelecidas, além da excelência na entrega de algo visualmente agradável.   

Redução de custos agregados 

  É comum encontrarmos, no setor privado brasileiro, empresários que entendem a logística como um custo agregado  “É preciso mudar a mentalidade: entender esse tipo de operação como um investimento direto na empresa.”   Ao investir e entender a importância da logística flexível e eficiente, os processos são melhorados com a operação rodando, melhorando todos os KPIs de entregas no prazo, queda das avarias e consequentemente ganho financeiro.    Outro exemplo: uma empresa de cosméticos   1) Falha de planejamento e controle de estoque   Consequências: 
  • Não há reposição planejada de itens com grande volume de saída, 
  • Risco clientes migrarem para outra marca, buscando pelo ítem em falta 
  • Diferença nos inventários 
  • Elevação de custos para entregas emergenciais
Ao investir em logística especializada, os relatórios periódicos mostram as tendências e auxiliam assim os demais setores a se planejarem. Nós contribuímos para o desenvolvimento das empresas.   

Produtividade: o caminho de bons resultados 

Por fim, outra característica que mostra que o investimento em logística pode impactar nos resultados financeiros da sua empresa. Ao optar por operadores e parceiros logísticos que façam toda parte operacional, sobra mais tempo e energia para gestores focar no crescimento estratégico do negócio.  Isso consequentemente gerará uma escalada na produtividade e, assim, mais ganhos financeiros. Atualmente uma equipe produtiva e com tempo para deixar de lado funções burocráticas – como rastrear onde está a entrega – pode gerar duas vezes ou mais um valor agregado as finanças empresariais, conforme apontam os especialistas.    Imagine um Operador Logístico que apresenta soluções de forma prática e efetiva para os seus mais complexos problemas e falhas logísticas. Vamos conversar ?  Me adicione no Linkedin.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log