Como a metodologia ágil contribuir no processo logístico

20 de junho de 2019 #Logística Como a metodologia ágil contribuir no processo logístico
Esses dias eu estava refletindo sobre como é desafiador viver no universo logístico. Recebemos pressão de diversos lados, seja para executar o trabalho da forma mais rápida, sem falhas, ou para representar nosso cliente de acordo com seus atributos, lá na ponta da entrega.

Todas as etapas e setores da empresa precisam estar extremamente alinhados e engajados em fazer sempre o melhor e cumprir com as diretrizes acordadas.

E, para organizar tudo isso não é fácil, deixar todos na mesma “batida” não é simples, mas também não é preciso reinventar a roda. Eu vim da área de TI, e confesso que isso faz com que não sinta muito os efeitos da pressão do dia a dia, quem é desse meio sabe do que estou falando. E outra coisa que eu sempre trouxe comigo, que vem da minha experiência com tecnologia da informação, é a cabeça orientada à metodologias ágeis. Falar de Scrum, PMBOK, entre outros métodos, é algo que me sinto confortável, pois sei que a aplicação deles, da forma correta, pode desburocratizar os processos e deixar a evolução dos projetos, ou das demandas, muito mais simples e eficientes. E vejo que transferir isso para a operação logística é necessário, para não dizer imprescindível. Aqui na Temp Log não aplicamos uma metodologia específica, mas adaptamos os conceitos do manifesto ágil, criado em 2001, para deixar o nosso processo cada vez mais simples e nossa operação com fluidez. Como, por exemplo, garantir a satisfação do cliente, entregando rápida e continuamente nosso trabalho de maneira funcional, manter uma cooperação constante entre as pessoas que entendem do ‘negócio’, ter rápida adaptação às mudanças, colaboração com clientes mais do que negociação de contratos. E algo que eu prezo demais, que é responder a mudanças mais do que seguir um plano. Esse último item que citei é essencial, pois em um mundo dinâmico e que pede cada vez mais personalização na atuação, é extremamente necessário que não só a empresa, mas as pessoas que estejam na operação, tenham inteligência emocional e dinamismo para entender que, apesar de um plano traçado, fatores externos (ou internos) podem pedir mudanças no escopo, e isso deve ser resolvido da melhor maneira possível, sem que o cliente sinta a oscilação.

Independentemente da metodologia, tenha em mente que trabalhar a gestão e equilíbrio das pessoas é o que determinará o bom resultado do trabalho.

De nada adianta impor novos métodos, sem acompanhar, fazer as devidas correções e alinhamentos após o surgimento dos obstáculos e desafios. Enfim, espero ter mostrado um pouco do universo ágil e como é importante aplicá-lo no segmento logístico. Falar sobre esse tema realmente me instiga e faz com que queira sempre aprimorar ou aperfeiçoar meus conceitos. Caso queira conversar mais sobre isso, agende seu horário.  
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log