Como se constrói um galpão?

10 de fevereiro de 2022 #Armazenamento, #Logística

A Alta demanda tem fomentado a fabricação dos galpões metálicos ou de concreto, que passam por controle de qualidade antes de servirem para seu fim.

Os galpões industriais e logísticos revolucionaram a forma de produzir e transportar mercadorias no país, em especial durante a pandemia no Brasil. Como resultado, o país ganhou o equivalente a 135 estádios do Maracanã em estruturas como essas em 2020.

Um levantamento da plataforma de pesquisas SiiLA mostra que quase 960 mil metros quadrados de galpões surgiram naquele ano, com o boom do comércio eletrônico. 2020 encerrou com 17,5 milhões de metros quadrados de galpões, que atendem principalmente empresas de grande porte.

Para dar conta da demanda, a fabricação de galpões está a toda. Apesar de haver diferentes tipos de galpões recomendados para inúmeras finalidades, o processo de fabricação geralmente se dá da seguinte maneira:

Estrutura metálica

A produção das estruturas metálicas começa com um grande rolo de aço. Ele é desenrolado e cortado em folhas com máquinas altamente especializadas.

Após o corte, a superfície é preparada com processos como o jateamento de areia e o priming, que removem ferrugem, sujeiras e elementos contaminantes. Além disso, a estrutura é ondulada, o que permite melhorar a resistência do galpão.

O piso deve ser adequado para cada tipo de uso. Quanto maior o peso e impacto que ele receberá, mais reforçado precisará ser. Um dos materiais mais utilizados é o geocomposto drenante, sobre o qual podem ser aplicadas placas metálicas.

A instalação do teto também varia. A peça de cobertura pode ter formato piramidal, em arco ou shed (imitando degraus), que exigem que a estrutura metálica seja cortada de acordo com a aplicação.

O interior do galpão todo é revestido com folhas metálicas e, posteriormente, impermeabilizado e vedado, além de passar por testes de inspeção para garantir a qualidade e segurança.

Quando um projeto é contratado, as peças pré-moldadas são devidamente montadas pelos profissionais. Piso e teto são soldados às laterais e são instaladas as estruturas necessárias ao funcionamento do local, como sistema hidráulico, elétrico e refrigeração. Pilares metálicos dão sustentação ao conjunto.

Se desenvolvidos com materiais de boa procedência e montados corretamente, mesmo ao serem expostos às intempéries causadas pelo clima, os galpões metálicos permanecem seguros e sem corrosões por anos, o que aumenta a sua vida útil e o seu custo-benefício.

Galpões de concreto pré-moldados

No caso dos galpões de concreto, as lajes, placas e vigas são fabricadas com o cimento e materiais agregados, e pré-moldados em formas nas fábricas de acordo com rígidos padrões de qualidade.

Ao contrário das estruturas moldadas no local, os galpões de concreto pré-fabricado aceleram as etapas de construção. As lajes possuem entradas alveolares, de forma que se encaixam nas vigas e colunas de concreto na hora da montagem.

Entre os diferenciais do material, há a opção de colocar as chapas sobre pilares de aço, criando estruturas mistas, que facilitam a criação de projetos que necessitam de vãos livres maiores.

Além disso, o concreto exige menos pilares quando comparado aos galpões metálicos. Sem essa interferência, é possível aumentar o espaço interno e melhorar a circulação e o layout dentro dos galpões.

O processo de fabricação é importante para garantir a sua qualidade e eficiência, que vem fomentando o interesse das companhias em construir ou alugar galpão, em um mercado que não para de crescer.

Conte com a Temp Log!

Vamos conversar! Aproveite também para comentar e sugerir novas pautas. Ficaremos muito felizes em saber sua opinião.

Até a próxima!

Autor

Escrito por
marketing
Temp Log