Como um bom processo logístico pode ajudar a sua empresa na redução de custos?

20 de janeiro de 2020 #Logística Como um bom processo logístico pode ajudar a sua empresa na redução de custos?
Uma tendência cada vez maior e mais importante nos empreendimentos é que todos os departamentos sejam conduzidos sob uma ótica estratégica, por mais operacionais que pareçam ser. Isso se aplica, por exemplo, ao processo logístico. Quando ele é pensado para além do simples armazenamento e transporte, sendo colocado dentro do planejamento do negócio, é capaz de ajudar na redução de custos. Veja como isso pode acontecer.

Redução da perda de produtos

Um dos elementos que fazem parte do processo logístico é a adequação das condições de armazenamento e transporte de acordo com as características próprias do produto. Por exemplo: no segmento de medicamentos e cosméticos, é essencial obedecer a padrões de temperatura, umidade e pressão, porque isso pode evitar que lotes inteiros de mercadoria precisem ser descartados. A logística também pensa em como armazenar e distribuir esses produtos para que eles estejam submetidos às condições necessárias em toda a cadeia de suprimentos. Lembre-se: se um medicamento passar um certo tempo em uma temperatura inadequada, seu princípio ativo pode sofrer alguma alteração e fazer até com que ele perca o seu efeito. Por isso essa questão é tão séria, realmente é possível perder cargas inteiras por conta desse tipo de detalhe.

Cumprimento dos prazos de entrega

Quando o processo logístico é executado a partir de um bom planejamento, é possível garantir que os prazos de entrega dos produtos serão cumpridos. Isso também representa uma redução de custos para a empresa: em alguns casos, o não cumprimento desse deadline pode acarretar algum tipo de multa ou outra sanção ao fornecedor. Além disso, cumprir o prazo acordado para o consumidor final gera satisfação e fidelidade a marca.  Especialmente em se tratando de medicação, quando o tempo é uma variável que coloca em risco todo o tratamento. Ou seja, a logística ajuda a evitar o pagamento de multas, e a insatisfação dos clientes finais. Além disso, essa pontualidade é essencial para manter um bom relacionamento com o parceiro, o que impacta nos lucros da empresa.

Prevenção de desvios de carga e rota

Atualmente, a logística conta com recursos tecnológicos que permitem que a carga seja monitorada 24 horas por dia. Essa é uma ótima ferramenta para evitar que a rota seja desviada, tranquilizando todos os envolvidos no processo, com controle em tempo real. Assim, além da questão de segurança, o empreendedor pode saber se o transporte está seguindo o trajeto previamente traçado.

Melhor distribuição de cargas

O planejamento da distribuição de cargas evita que veículos fiquem ociosos, assegura que as rotas sejam definidas para otimizar tempo e combustível e que o tempo útil dos motoristas seja melhor aproveitado. A soma de todos esses fatores faz com que a empresa tenha um bom fluxo da cadeia de suprimentos e não perca dinheiro nessas pequenas inconsistências que poderiam surgir.

Visão integrada

Por fim, a logística precisa ser vista integrada às outras áreas da empresa, porque isso vai garantir maior produtividade e o total aproveitamento de todas as etapas, evitando retrabalho e reduzindo os índices de erros. Além dessas formas, como você acha que a logística também pode ajudar na otimização da sua empresa? Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log