Conheça os indicadores de desempenho logístico que a sua empresa precisa ter

20 de abril de 2020 #Logística Conheça os indicadores de desempenho logístico que a sua empresa precisa ter
Toda empresa bem-sucedida precisa do controle dos seus processos de gestão para compreender quais são os pontos que devem ser melhorados dentro dos sistemas abrangentes em um empreendimento. O índice de desempenho logístico tem significativa importância para os processos de gestão e é uma métrica muito utilizada para avaliar a atividade de uma empresa, determinando os aspectos a serem melhorados.  Os Key Performance Indicator (Indicadores-chave de Desempenho) são utilizados de forma distinta para cada empreendimento e precisam ser correspondentes à estratégia adotada pela empresa. Confira os mais utilizados! 

 

On-Time e In-Full 

Esses indicadores de desempenho logístico são muito importantes com operações que determinam a visão do cliente em relação à empresa. Através deles é possível compreender a satisfação do cliente em relação ao cumprimento de prazos, assim como a percepção de eficiência nos atendimentos oferecidos pela empresa.  Esse controle logístico é conferido a partir da data e hora em que o serviço foi contratado, se o período previsto de entrega corresponde com o proposto pela empresa fornecedora e se seus produtos ou serviços foram realizados e entregues no local certo, sem a incidência de erros ou falhas nos processos.  On-Time é um indicador que corresponde às datas e ao horário combinado para a entrega de determinado produtos e possibilita um melhor controle para o cumprimento desses parâmetros. Através desse indicador, a empresa apresenta para o seu cliente um atendimento de maior qualidade e comprometido com os prazos de entrega dos produtos.  In-Full é o indicador que controla a satisfação do cliente após o recebimento dos produtos. A partir desse indicador é possível controlar se os itens foram entregues no local pedido pelo cliente, no horário previsto e com a garantia de um produto em condições adequadas de preservação.  O indicador OTIF é responsável por manter um atendimento de maior qualidade através dos procedimentos de entrega de produtos mais efetivos e com maior responsabilidade. Com isso, o cliente receberá seus produtos dentro dos prazos estabelecidos no momento da sua compra e correspondente a todas as suas especificações, sem desvios ou perdas, falhas ou prejuízos durante todo o trajeto de entrega. 

 

On-Time Delivery 

A partir desse indicador, é possível compreender os processos de separação e organização dos produtos e serviços para entrega posterior. Nos setores empresariais correspondentes a esses processos, cabe a determinação do tempo utilizado para o desempenho dessas funções com o objetivo de calcular, ainda, o tempo de entrega dos produtos após as etapas de separação. 

 

Order Cycle Time 

Esse indicador possibilita o cálculo sobre o desempenho de uma empresa durante os processos de atendimento ao cliente consumidor, em uma ação mais completa, conferindo o tempo total de atendimento. Essa operação possibilita averiguar se o período de entrega dos produtos é correspondente com aquele programado pela própria loja.  A escolha correta dos indicadores de desempenho logístico traz muitos benefícios para o crescimento de sua empresa. Vamos conversar? Fique à vontade em me adicionar no Linkedin.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log