Evolução tecnológica a favor das operações logísticas de medicamentos

5 de julho de 2020 #Logística Evolução tecnológica a favor das operações logísticas de medicamentos
As operações logísticas de medicamentos são essenciais para toda a cadeia de farmácias e centros de saúde pelo país. Para garantir que os produtos cheguem em adequadas condições ao consumidor final, é preciso investir em estratégias cada vez mais eficazes de distribuição desses insumos. Geralmente, a logística de medicamentos envolve três etapas principais:
  • o transporte dos insumos até as indústrias farmacêuticas;
  • o correto armazenamento dos medicamentos por meio de operadores logísticos especializados;
  • a entrega dos medicamentos até os centros de saúde e farmácias.
Os medicamentos se alteram facilmente pelas condições de temperatura, umidade e luz. Portanto, como se trata de produtos que são bastante sensíveis, é necessário que os gestores prestem atenção em etapa do processo logístico, garantido a qualidade de ponta a ponta. Nesta leitura veremos como a tecnologia pode ser uma grande aliada a favor das operações logísticas no processo de garantir a melhor qualidade dos medicamentos para os clientes.

Rastreamento dos produtos

Com a utilização de softwares de logística de medicamentos, fica mais fácil rastrear o transporte dos produtos em todas as suas etapas. Caso aconteça algum problema ao longo do trajeto, a informação chegará rapidamente à pessoa responsável, que iniciara rapidamente a resolução do impasse de forma eficiente melhorando a fluidez da operação logística como um todo. Também com a ferramenta de rastreamento de medicamentos é possível saber com mais exatidão o local e centros de distribuição que o produto passou. Isso ajuda no controle de insumos e na organização interna da empresa.

Automatização das etapas 

Ao implementar a tecnologia nos processos logísticos, a tendência é que o trabalho por parte das farmácias que receberão os medicamentos diminua as chances de falhas humanas no preenchimento de documentos e formulários, por exemplo. Isso faz com que a empresa ganhe tempo nas operações, já que o processo como um todo se tornará mais automatizado.

Centralização das informações e processos

Outra vantagem do uso de software de operações logísticas de medicamentos é a centralização das informações em uma plataforma só, uma vez que o programa agrupa dados de diferentes setores da empresa e os tornam disponíveis aos gestores em tempo real. O benefício desse mecanismo é mapear com mais precisão todas as etapas da operação logística, facilitando a análise por parte da equipe em relação ao que pode melhorar e como tornar as entregas mais eficientes.

Manter vínculos com os fornecedores

Por meio do software de logística de medicamentos, a empresa que faz uso dele tem a vantagem de fortalecer as relações com os fornecedores de suprimentos. Essa interação entre diferentes sistemas de gestão logística permite uma comunicação mais fácil e rápida entre as empresas, além de tornar mais fácil a identificação das quantidades de produtos transportados e agilizar o processo de compra e venda.

Proteção por meio de Operadores Logísticos Especializados 

Como dissemos anteriormente, os medicamentos são produtos muito sensíveis às condições externas. Nesse sentido, a tecnologia pode auxiliar na preparação e proteção dos espaços que armazenam os medicamentos para posteriormente transportá-los até os locais de destino, garantindo as condições certas de incidência de luz, temperatura e umidade. O que você acha sobre o uso de tecnologia para facilitar a logística de medicamentos? Sinta-se livre para sugerir através do meu LinkedIn novas pautas.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log