A redução no tempo de entrega com a metodologia Lean

4 de agosto de 2023 Gestão
Um legado da Toyota dos anos 80 promete revolucionar os fluxos no setor logístico. A filosofia Lean está sendo adotada por Operadores Logísticos, visando aprimorar a eficiência das entregas, notadamente na indústria farmacêutica, onde a agilidade está intrinsecamente ligada à manutenção da integridade do produto.

A Temp Log, especialista em logística farmacêutica, adotou a metodologia Lean como estratégia para otimizar processos, alcançar padrões e aumentar visibilidade e planejamento da capacidade produtiva diária de seu tempo. O objetivo é reduzir o lead time, ou seja, o tempo total de suas entregas.

O que é Metodologia Lean?

A metodologia Lean é um sistema de gestão que maximiza o valor ao cliente minimizando desperdícios e otimizando processos. Originada no Sistema de Produção Toyota pós-Segunda Guerra Mundial, é conhecida como “Lean Manufacturing” ou “Produção Enxuta”.

A premissa do Lean é eliminar atividades que não agregam valor ao produto ou serviço final, focando naquelas que são realmente importantes para o cliente. A meta é criar mais valor com menos recursos, resultou em maior eficiência, redução de custos e melhoria na qualidade do produto ou serviço.

Porque a Toyota criou o Lean?

A Toyota desenvolveu o Sistema de Produção Toyota, hoje conhecido como Lean, para enfrentar os desafios do pós-guerra. No período, o Japão precisava se reconstruir em meio à escassez de recursos e alta demanda.

Neste contexto, a Toyota precisava encontrar uma maneira eficiente e inovadora forma de produzir veículos para atender às necessidades dos consumidores japoneses e competir internacionalmente. Assim, foram os princípios do Lean, focados na eficiência, redução de desperdícios, melhoria contínua e envolvimentos dos funcionários.

O Lean na Temp Log

Buscando maior eficiência nas entregas, a Temp Log identificou no Lean uma ferramenta valiosa para aumentar a eficiência de seus processos. A manutenção da temperatura, crucial para preservar a integridade dos produtos farmacêuticos, é um dos aspectos otimizados pelo Lean.

A Temp Log constatou que o Lean tem reduzido significativamente o tempo final das atividades. Ele ajuda a eliminar desperdícios, diminuir estoques e reduzir o tempo final por meio de fluxo contínuo, estabelecendo um padrão eficaz.

A logística farmacêutica exige sistemas de gestão da qualidade que, por vezes, não padronizam as micro atividades. O Lean auxilia nesse aspecto, orientando empresas a adotarem padrões que impactam diretamente no resultado final.

“Quando vai montar uma caixa, você pode iniciar colocando os elementos refrigerados ou a bolha de plástico. Você sempre faz testes para ver o método mais rápido e quando descobre onde há maior agilidade, adota aquele como o padrão e treina toda a sua equipe. O Lean fala de usar ferramentas visuais para ajudar nessa padronização. Esse acompanhamento de cada fase leva a redução de custos, pois eliminamos tudo o que não agrega valor ao cliente final”, explicou Ricardo Canteras, diretor comercial da Temp Log.

Desafios na Implementação do Lean

A aplicação do Lean oferece muitos benefícios, mas também impõe desafios, apresenta compromisso contínuo, paciência e abordagem iterativa. A transformação Lean deve ser vista como um processo em evolução contínua, com aprendizado constante e ajustes conforme a empresa avança para a excelência operacional.

Na Temp Log, o grande desafio foi mudar o conceito de fluxo em lote para individual, manipular a movimentação de cargas, operadores e recursos. “É totalmente diferente do modelo de pedido de carga para o armazém, de ressuprimento, de reendereçamento, de curva ABC. Tem uma série de desafios na parte de layout do armazém, de fluxo de operação não só da carga, mas da informação de sistema . Tem que estar pronto para refazer o que faz hoje com outro olhar, visão e modo”, explicou Canteras.

A implementação do Lean geralmente exige uma mudança cultural dentro da organização, envolvendo todos, desde a alta administração até os operadores de linha de frente. Além disso, é fundamental que as equipes entendam claramente o propósito da metodologia e estejam dispostos a aplicá-la consistentemente em todas as suas tarefas.

“A adaptação do Lean na Temp Log não é apenas um projeto, mas sim um processo contínuo de aprimoramento, que envolve todos os colaboradores da empresa”, destaca Canteras. “É importante que haja um compromisso de liderança, mas também a conscientização de todos na empresa sobre a importância do Lean e seu impacto nos resultados”.

Os Resultados do Lean na Temp Log

Desde a implementação da metodologia Lean, a Temp Log tem observado uma série de benefícios. A empresa conseguiu diminuir o tempo de entrega, aumentar a eficiência dos processos e reduzir os desperdícios. Essas mudanças contribuíram para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos seus clientes.

“Com a implementação do Lean, conseguimos aumentar nossa capacidade produtiva em 20% e reduzir o tempo total de entrega em 30%. Estamos constantemente buscando a melhoria contínua e acreditamos que ainda há muito potencial para explorar”, afirma Canteras.

Além disso, a Temp Log proporcionou uma melhoria significativa na cultura de trabalho. A adoção do Lean permitir à empresa estabelecer padrões, melhorar a comunicação interna e promover uma maior compreensão do valor das tarefas realizadas por cada funcionário.

Conclusão 

A metodologia Lean se revelou um recurso valioso para a Temp Log em sua missão de melhorar a eficiência e a qualidade de seus serviços. A empresa continua a explorar o potencial desta metodologia e a buscar novas formas de aprimorar seus processos.

Ricardo Canteras conclui: “Nossa visão é sempre olhar para o futuro e procurar maneiras de melhorar nossos processos. Acreditamos que o Lean é um caminho a ser seguido, que permite otimizar nossas operações e proporcionar um melhor serviço aos nossos clientes”.

Se você quiser saber mais sobre a implementação do Lean na Temp Log, entre em contato com a gente.  
Autor

Escrito por
marketing
Temp Log