Inteligência Artificial: Quais os benefícios que ela traz para a logística?

28 de janeiro de 2020 #Logística Inteligência Artificial: Quais os benefícios que ela traz para a logística?
A era da transformação digital proporcionou a incorporação de diversas tecnologias nos mais diferentes tipos de negócios. Neste contexto, a inteligência artificial, ferramenta que simula a capacidade humana de raciocinar, tem ganhado cada vez mais relevância. Tecnologias que utilizam inteligência artificial, como Internet das Coisas, Big Data e Machine Learning, funcionam como vantagem competitiva para empresas que investem nessas tecnologias.  Muitos setores, incluindo a indústria, foram bem sucedidos na incorporação da inteligência artificial para otimizar o negócio. Quem também já começa a se beneficiar da tecnologia é o setor logístico. Mas, afinal, quais são os benefícios trazidos a partir dessa incorporação? É o que vamos mostrar na sequência do artigo. 

Inteligência artificial e logística 4.0 

O setor industrial, por exemplo, já está bem mais familiarizado com a inteligência artificial. Esta nova realidade deu origem ao conceito da indústria 4.0, que nada mais é do que a automatização total das fábricas. Tecnologias como o reconhecimento de imagem e as interfaces conversacionais otimizam os processos nas linhas de produção, tornando-a mais previsível, personalizada e enxuta.  Da mesma forma, urge o conceito da logística 4.0, que faz proveito da inteligência artificial para conectar todas as etapas da operação. Com esse apoio, é possível implementar um trabalho mais previsível e proativo, antecipando problemas e soluções e proporcionando eficiência nas cadeias de suprimentos (supply chain). 
Os algoritmos podem ser personalizados e adequados para cada necessidade. A inteligência artificial potencializa a capacidade humana de forma relevante. 
São muitas possibilidades, como usar o reconhecimento de imagem para rastrear a condição de remessas, enriquecer as experiências dos consumidores com engajamento conversacional e até mesmo entregar um produto antes que o cliente tenha solicitado. Já imaginou? 

Vantagens da inteligência artificial na logística 

Diminuição de perdas 

Desenvolvida para simular o raciocínio do ser humano e trabalhar com um alto volume de informações, a inteligência artificial age diretamente para eliminar um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas de logística: a perda de mercadorias.  Com a incorporação da tecnologia nos processos, seja para monitorar o armazenamento ou até mesmo a sazonalidade dos produtos vendidos, é possível evitar perdas, retrabalho e desperdício com estoque parado. 

Aumento da produtividade 

A diminuição das perdas e falhas já é algo que contribui, por si só, para o aumento da produtividade. Ademais, como etapas do trabalho rotineiro são substituídas pela inteligência artificial, a sua empresa se beneficia de uma produção padronizada e melhor interpretação dos dados para estar em conformidade com as metas estabelecidas. 

Redução de custos 

A inteligência artificial concretiza uma série de estratégias que se convertem na redução de custos, como a automatização de processos, o planejamento das melhores rotas para o transporte e a redução dos erros. Assim, a empresa adquire vantagem competitiva e consegue destinar mais recursos para o core business (parte central) do negócio. 

Melhora a armazenagem 

Assim como na indústria, os algoritmos da inteligência artificial contribuem para o trabalho com estoques mais enxutos e personalizados, prevendo demandas e evitando desperdícios.  Gostou das dicas? Aproveite, me adicione no Linkedin e vamos conversar  sobre a incorporação da inteligência artificial nas empresas? 
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log