Just in time: como essa metodologia pode impactar na logística do seu negócio?

3 de fevereiro de 2020 #Logística Just in time: como essa metodologia pode impactar na logística do seu negócio?
Aumentar a eficiência dos processos logísticos é o desafio das empresas em um mercado cada vez competitivo. E por mais contraditório que pareça, um sistema concebido na década de 50 é quem tem ajudado as corporações a criarem um ambiente produtivo que elimine ao máximo os desperdícios: o Just in Time.  A expressão em inglês pode ser traduzida como “bem na hora” ou “na hora certa”. O nome não é à toa: o objetivo é produzir exatamente conforme a demanda, evitando o desperdício da produção sem interferir na qualidade do produto. Quer descobrir mais sobre como o Just in Time pode impactar na logística do seu negócio? Nós vamos te explicar. 

A história do Just In Time 

Como dito, a metodologia está longe de ser recente. Data da década de 50, desenvolvida pela Toyota Motor Company, no Japão. Já havia a necessidade de uma gestão em que os atrasos pudessem ser reduzidos e, consequentemente, a produção fosse agilizada.  Não à toa, o Just in Time se popularizou especialmente na indústria automobilística, mas pode ser empregado em todos os processos. A metodologia prega a produção somente a partir da demanda, ou seja, no exato momento em que são necessários – “na hora certa” -, evitando o excesso de estoque e agilizando o processo de produção. 

Como o Just in Time é aplicado? 

No conceito da indústria 4.0, a produção em larga escala é substituída pela produção personalizada, em que se fabrica apenas o necessário. Na logística, o Just in Time segue exatamente esse preceito: a produção na quantidade necessária, onde primeiro vende-se o produto para depois adquirir a matéria-prima e iniciar a fabricação.  O sistema, de uma forma geral, se baseia em ações que eliminem os desperdícios de superprodução, excesso de estoque, produção de itens com defeito, transporte, entre outros pontos relevantes. 

Benefícios do Just in Time 

O Just in Time estabelece diversos benefícios para as empresas. Alguns deles são: 

Qualidade 

Como se pode perceber, a metodologia é focada na qualidade, e não apenas na quantidade da produção. O excesso, como se sabe, gera não apenas desperdícios, como também defeitos nos produtos. 

Flexibilidade 

Com a manutenção de estoques baixos, um produto pode ser modificado sem gerar componentes inutilizáveis, o que favorece a possibilidade de mudanças no processo. 

Redução de custos 

A partir do momento que você prega a redução de estoque, equipamentos e mão de obra, o processo produtivo contribui para a redução de custos dentro da organização. E o mais importante: sem afetar a qualidade dos processos. 

Simplicidade 

Muito se fala de tecnologias como inteligência artificial, machine learning, Big Data, entre outras. E por mais que elas já sejam bem mais acessíveis do que antigamente, elas ainda são um tanto onerosas. A metodologia Just in Time, entretanto, é um sistema de gestão de baixo custo, que pode ser adotada por qualquer empresa, de preferência aquelas que trabalhem com uma demanda mais estável.  Como é possível perceber, as vantagens do Just in Time vão além da própria produção e logística.   Gostou das dicas? Aproveite e baixe nosso eBookComo manter a Qualidade na sua operação logística.  Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log