Logística é mais do que entrega

15 de maio de 2020 #Logística Logística é mais do que entrega.

Agregue valor a sua marca.

Quem acha que logística é o simples ato de transportar um produto de um lugar para o outro, está enganado. A logística envolve diversos processos que, combinados, são fundamentais para as empresas.  A logística é um processo interno, em que, muitas vezes, o cliente sequer enxerga todas as operações envolvidas, mas consegue perceber facilmente a qualidade do serviço. Dessa forma, um trabalho de logística bem feito ajuda a elevar o nível de satisfação do consumidor final.   

O que é logística 

A palavra logística possui origem militar. Ela se referia ao ato de colocar os recursos adequados nos lugares e horários em que eram necessários, potencializando as chances de vencer batalhas.  Na atualidade, a logística é uma função administrativa que envolve processos de estocagem e distribuição física. Ela é responsável por planejar e controlar o fluxo de mercadorias e informações de uma empresa ou entidade.  Dessa forma, é importante ter um planejamento e sistema que compreenda e controle as entradas e saídas de produtos, permitindo o maior dinamismo possível.  Nesse ponto, ter um sistema de logística eficiente não representa um custo para a empresa, mas, sim, um serviço que agrega valor à marca, fazendo com o cliente se sinta satisfeito em relação ao tempo e qualidade da entrega.   

Complexidade 

Empresas de todos os portes necessitam de um trabalho de logística eficiente para sobreviver. Mesmo assim, quanto maior a variedade de produtos que a empresa oferece, mais exigente será a logística para captar e entregar tudo o que precisa com a menor margem de erro possível.  Criar um sistema que ofereça dinamismo em todas as etapas – desde a compra, passando pelo controle do estoque, até a entrega do produto ao cliente – tornará o trabalho de logística mais eficiente e diminuirá drasticamente as chances de erros.   

Tempo 

O tempo é um elemento valioso para qualquer tipo de empresa. Quanto maior a velocidade e dinamismo em qualquer processo, maiores são as chances de lucro e reconhecimento.  Na logística, o tempo é fundamental em todos os momentos. Otimizar o tempo nas diferentes etapas da compra e venda terá um impacto direto na satisfação do consumidor final. Em resumo, quanto mais eficiente for a logística, mais rápido o cliente terá o produto em mãos.   

Cuidado 

De nada adianta uma logística que consiga realizar o trabalho com velocidade, se o produto não chegar em perfeitas condições ao consumidor final. Nós atuamos com transporte de medicamentos.  
Armazenamos e transportamos saúde, todos os dias em todo território Nacional. 
Nossa operação logística, certificada de ponta a ponta, garantindo a integridade do produto em todas as etapas.   

Informação 

Nossos clientes focam na parte estratégica e nós na Operação Logística. Disponibilizamos todos os dados operacionais organizados com total segurança em sistemas integrados.   Informação sem ação gera estatísticas. Informação com ação gera melhoria contínua e a Temp Log atua diariamente na melhoria dos processos e da operação como um todo.    Você tem algum desafio logístico? Me adicione no Linkedin e vamos conversar. 
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log