Logística Hospitalar: conheça a sua importância e suas vantagens

28 de fevereiro de 2020 #Logística Logística Hospitalar: conheça a sua importância e suas vantagens
A logística hospitalar é um serviço, normalmente terceirizado, que é responsável pelo trâmite de medicamentos e instrumentação cirúrgica pelos hospitais. A introdução da logística e de seus profissionais nesse campo carrega muitos benefícios e se mostra cada vez mais importante.  A sua função principal é trazer racionalidade e praticidade durante esse tipo de operação nas instituições de saúde. Isso ajuda a diminuir os desperdícios de materiais por conta de compras planejadas e por consequência redução de custos. Além disso, há a implementação de especialistas em logística, sendo capazes de trazer maior excelência nas operações.  Saiba mais sobre a logística hospitalar, sua importância e vantagens. 

Como funcionam as empresas de logística voltada para hospitais? 

Para a garantia do sucesso das operações, uma empresa destinada a logística desse material precisa de alguns aspectos. É necessário contar com bons softwares, específicos para esse tipo de gestão. A armazenagem também é primordial, há um projeto por trás da estocagem e transporte desses materiais.  A equipe de profissionais também deve ser de confiança, bem como processos muito bem desenhados para atender com excelência a necessidade das instituições de saúde. 

A importância de terceirizar esse serviço 

Em geral, os profissionais do ramo hospitalar estão muito bem preparados para lidar com o atendimento de seus pacientes. A gestão de materiais e insumos normalmente fica por conta desses profissionais da saúde, quando os responsáveis por logística entram em cena há maior vantagem.  Afinal, pessoas especializadas nesse tipo de trâmite de materiais serão os responsáveis pelas tarefas que envolvem logística. 

Customização das operações 

Ressaltando mais uma vez a importância de especialistas na área, é o ideal que essas pessoas estejam responsáveis pelos processos. Principalmente por conta da flexibilidade em relação às necessidades de uma instituição de saúde. Em outras palavras, há mais know how na hora de personalizar os processos.  Uma vez que o hospital pode contar com serviços que sejam compatíveis ao seu modo de trabalho particularidades, todos os seus processos serão mais fluidos. 

Equipe de profissionais especializados 

Os pontos anteriores já nos dão referência da importância de contar com esses profissionais da logística. Para além da excelência no atendimento da equipe de saúde, as outras operações possuem demanda de pessoas capacitadas especialmente para isso.  De certa forma esse transporte de instrumentos não está diretamente ligado ao paciente, mas sim ao procedimento cirúrgico pelo qual passará.  

Redução de custos 

A gestão especializada nesse tipo de procedimento traz mais sucesso para as operações. Cada etapa é feita a partir do planejamento e projeto de profissionais, o que contribui para a diminuição de custos, mapeando as perdas atuais e os ganhos futuros.  Contar com uma empresa que forneça serviços específicos para a área de logística dos hospitais pode trazer uma série de benefícios para as instituições de saúde. Agora é possível entender melhor a sua importância e as vantagens que carrega.  Gostou do artigo? Me adicione no Linkedin, comente deixe as suas opiniões e experiências. Aproveite e baixe nosso eBook, conteúdo exclusivo sobre Qualidade no Transporte de Medicamentos.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log