Logística inbound: você já ouviu falar nesse conceito?

1 de abril de 2020 #Logística Logística inbound: você já ouviu falar nesse conceito?
Você sabe para que funciona a logística? Esse conceito, que tem um grande impacto nas áreas financeiras, comerciais e de marketing de uma empresa, é essencial quando se pensa em atender as demandas. Com ele, é possível manter o prazo de entrega dos produtos, transportá-los com a maior segurança e, de bônus, garantir a satisfação do cliente.  Para isso, é comum utilizar uma cadeia de suprimentos, a chamada “Supply Chain”, e nela existem duas subdivisões que são importantes para entender o processo logístico que uma empresa passa: a Inbound e a Outbound. 

A diferença entre ambas 

Enquanto a Logística Inbound acontece em uma espécie de pré-produção, fazendo o transporte de todo o material necessário para que o negócio aconteça, a Logística Outbound é realizada em uma pós-produção, quando os bens já estão prontos, transportando-os para o consumidor. 

A Logística Inbound 

A Logística Inbound corresponde a todas as operações que acontecem no fluxo dos materiais. Assim, essa técnica realiza o transporte da matéria prima até o cliente, passando por todo o processo desde que o produto é encomendado em um fornecedor externo até o momento em que ele é entregue – o que inclui, por exemplo, o controle de fluxo, a armazenagem e até mesmo a embalagem.  Dessa forma, esse segmento teria em suas funções: 
  1. Cuidar do transporte dos materiais
  2. Fazer o recebimento e a descarga do produto
  3. Inspecionar o que foi recebido, avaliando sua eficiência e qualidade para o cliente
  4. Estocar
  5. Embalar e deixa tudo pronto para o distribuidor e/ou cliente final

Os benefícios de utilizar a Inbound 

Há muitas vantagens em utilizar a Logística Inbound. Além de melhorar os processos de recebimento e armazenamento de carga, ela faz com que essa etapa seja simplificada, otimizando o transporte e facilitando o rastreamento em tempo real.  Ademais, ela ainda possibilita uma maior segurança no transporte dos insumos, reduzindo o incide de perdas de matéria prima ao longo do caminho e fazendo com que o material chegue em um bom prazo.  E não é só isso. Ao optar por essa tática, ainda é possível fazer uma redução de custos e minimizar os gastos, o que é interessante tanto para quem realiza esse trabalho quanto para quem contrata a empresa de logística. Sendo assim, o que não faltam são motivos para investir nesse modelo que tem se mostrado cada vez mais segura e eficaz. 

Como colocar em prática? 

Há empresas que são especializadas em logísticas e nós, é claro, somos uma delas. Trabalhamos de forma customizada com o setor farmacêutico, de cosméticos e artigos de luxo, priorizando a flexibilidade, a agilidade e o detalhamento para tornar o serviço impecável. Com uma equipe dedicada, garantimos uma entrega bem-sucedida e no prazo.  Se você se interessou e quer implementar esse sistema na sua empresa, entre em contato conosco. Já se você gostou do artigo e tem interesse em ler mais por aqui, comente e sugira novas pautas.   Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log