Logística integrada: como utilizar esse conceito na minha empresa?

5 de abril de 2020 #Logística Logística integrada: como utilizar esse conceito na minha empresa?
Ao contrário do século passado, estamos assistindo, atualmente, a uma grande transformação (e rápida) na relação entre empresas e clientes. De um lado, temos organizações que precisam ser mais eficientes para garantir um serviço de qualidade aos clientes. Do outro, temos clientes exigentes e com ampla capacidade de comunicação a partir de redes sociais e sites de reclamação que podem, a qualquer momento que desejar, colocar em evidência a sua insatisfação na relação com alguma marca.  Diante desse contexto, adotar algumas soluções se faz fundamental para que a organização se torne mais eficiente, estratégica e competitiva, como é o caso da ferramenta logística integrada. A seguir, saiba mais sobre essa solução e entenda melhor como aplicá-la à sua empresa! 

O que é logística integrada? 

A logística integrada é um modelo de gestão que busca integrar, de forma ampla e estratégica, os setores de uma empresa, para que assim atuem de forma interativa na execução de operações relacionadas à cadeia de suprimentos.  Em outras palavras, a logística integrada permite uma gestão eficaz e articulada nos processos de compra, armazenamento de produtos, processo produtivo e tudo que tenha relação com as etapas de transporte ou logística. Vai um pouco mais além do que disso, uma vez que também possibilita o acompanhamento das atividades de fornecedores, integrando-as ao processo logístico da empresa. 

A importância da logística integrada para a sua empresa 

A logística integrada é importante porque não só garante o aumento da eficiência no processo logístico de uma empresa, mas também produtividade e maior competitividade no mercado, o que pode levá-la a crescer e a melhor satisfazer os seus consumidores.  Na visão de especialistas, alguns dos seus principais benefícios são:  — Maior controle em relação ao fluxo da cadeia produtiva e do processo logístico;  — Maior integração entre setores da empresa, o que pode fazer com que ela se torne mais competitiva no mercado;  — Maior controle em relação ao processo básica da empresa, que reside, simplificadamente, nas seguintes etapas: produção do produto, estocagem e venda. 

Como aplicar essa solução em sua empresa 

Por se tratar de uma ferramenta ou solução interativa, uma das primeiras coisas a se fazer para aplicá-la em uma empresa é garantir o livre trânsito de informação entre os setores ou departamentos. Fazendo isso, pode-se conseguir o alinhamento, a sinergia e a otimização de processos que tenham relação com à cadeia produtiva e a logística.  É importante que as informações sejam compartilhadas em tempo real, para que assim os gestores possam tomar decisões mais assertivas e alinhadas com as mudanças ocorridas.  Por exemplo, o setor de vendas deve informar ao estoque o nível de venda de produtos, para que este informe ao setor de compras, e este tome as decisões necessárias para manter o fluxo.  Uma forma de garantir a troca de informação intensa/frequente é contar com uma tecnologia de gestão que integre os setores que fazem parte da cadeia produtiva e do setor de vendas.  O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenha lhe ajudado a pensar a logística de forma estratégica e integrada.  Fique à vontade em me adicionar no Linkedin e enviar suas dúvidas. Vamos conversar?
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log