Motivos para a sua empresa investir em um sistema de automação logística

13 de março de 2020 #Logística Motivos para a sua empresa investir em um sistema de automação logística
O setor logístico deixou de ser uma área complementar na dinâmica empresarial moderna. Atualmente, necessita-se da expertise das empresas para dar excelência a todos os processos no setor. Dessa forma, é importante conhecer os motivos para a sua empresa investir em um sistema de automação logística.  Ferramentas e softwares do gênero contribuem em inúmeros processos, melhorando a cadeia produtiva, diminuindo a incidência de perdas, extravios e/ou furtos de produtos, entre outros benefícios. Acompanhe, abaixo, os 5 motivos para seu negócio possuir um sistema de automação logística, colhendo os ótimos resultados que a prática agrega. 
  1. Controle de produtos

Um dos grandes problemas do setor logístico empresarial é a falta de controle dos produtos. Do transporte ao estoque, não possuir os dados de forma integrada e automatizada acarreta perda de itens. Consequentemente, isso gera prejuízo ao negócio.  Quando a empresa investe em um sistema de automação logística há vários benefícios agregados: capacidade de mensurar a atual situação de todos os itens, entendimento sobre a capacidade do estoque, além da rotatividade de produtos próximos da data de validade. 
  1. Cumprimento de prazos

Aqui temos dois motivos em um: o primeiro é a capacidade de gerenciar e monitorar o transporte dos insumos; o segundo possibilita que a aquisição do cliente chegue dentro do prazo, gerando satisfação e mais relevância ao setor comercial.  Em outras palavras, um sistema de automação logística impede que problemas com prazos e entregas sejam corriqueiros na sua empresa – fato vivido por vários negócios no país.   Ainda, permite a análise posterior de quais métodos são mais assertivos para diminuir os prazos. 
  1. Integração de processos

A tecnologia é conectiva. Na atual configuração de mercado, é preciso aproximar setores. Um sistema de automação logística é mais que o controle e gerenciamento de mercadorias, permite integrar todas as operações da empresa através dos aparatos tecnológicos.  Por exemplo: como um profissional do setor de vendas, fora da empresa, pode apresentar os dados que comprovam o bom serviço logístico do negócio? Através de um sistema integrado e mobile, ou seja, que dê as informações em qualquer lugar que ele estiver. 
  1. Diminui as despesas

Diminuir despesas é outro motivo contundente para investir em um sistema de automação logística. O primeiro ponto é que, como citado anteriormente, diminuem-se as perdas de produtos. Na sequência, há mais eficiência na gestão de estoque.  Além disso, processos manuais são deixados de lado, o que possibilita aumento da produtividade do setor/profissionais logísticos (e da empresa como um todo), evitando a necessidade de retrabalho quando há erros manuais – tudo integrado, centralizado e automatizado. 
  1. É um diferencial competitivo

Mesmo com os motivos elencados até aqui, muitas empresas negligenciam a importância de um sistema de automação logística. A consequência? Posicionam-se atrás da concorrência 
Assim, a adoção de ferramentas do gênero é um diferencial competitivo. 
A cadeia produtiva é mais assertiva do que as de empresas que insistem em fazer suas operações de forma manual. Além disso, há parceiros comerciais e fornecedores que podem ver na gestão da sua empresa uma ótima oportunidade.  Gostou deste artigo? E que tal ajudar a ampliar o conhecimento sobre assuntos do gênero? Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log