O que faz um operador logístico?

21 de fevereiro de 2022 #Logística
Aqui em nosso blog já detalhamos algumas etapas dos nossos processos logísticos e mostramos os diferenciais da Temp Log no atendimento ao cliente. Mas hoje chegou o dia de falarmos mais sobre a base do trabalho do operador logístico. Você sabe exatamente o que as empresas envolvidas nesse setor fazem? Mais do que isso: você sabe como os operadores logísticos podem auxiliar a sua empresa a crescer?

Para começar esse post, é preciso primeiro contextualizar: O que é um operador logístico?

Operadores logísticos são empresas especializadas que prestam serviço de gestão logística para empresas dos mais diversos segmentos. Do armazenamento ao fracionamento e o transporte, toda a cadeia de suprimentos tem atuação forte dessas empresas. E os benefícios de contar com uma prestadora terceirizada – e comprometida – são inúmeros.

No armazenamento, o principal papel do Operador Logístico é garantir que o produto do cliente seja mantido em ambiente adequado às suas necessidades. Cargas secas, refrigeradas, congeladas, cada tipo de produto demanda uma forma de armazenagem e monitoramento frequente para que se tenha certeza de que tudo está de acordo com o estipulado pelo fabricante.

Na Temp Log, por exemplo, utilizamos um software WMS para visibilidade e rastreabilidade detalhada do estoque. Com isso, podemos não só monitorar como também prestar contas aos clientes com agilidade, contribuindo inclusive para que ele otimize os processos comerciais, de compra e venda. Quando o Operador realiza um bom trabalho de armazenamento e mantém o cliente atualizado, toda a gestão e estoque é mais bem estruturada e, com isso, se evitam gastos desnecessários ou mesmo falta de produtos.

Já o fracionamento, é a etapa de separação dos produtos. Vamos usar de exemplo uma empresa que armazena produtos refrigerados em caixas com 100 unidades e precisa realizar uma entrega de 85 unidades. Nesse caso, é também o Operador Logístico que fraciona, faz a leitura do código de barras (picking), prepara os relatórios do pedido, acondiciona nas embalagens de entrega (packing), sempre com atenção máxima aos detalhes de preservação das condições climáticas que o produto precisa para ser conservado. A atenção e o monitoramento são do começo ao fim.

Por fim, chega o transporte, que é talvez a etapa mais “famosa” do trabalho dos Operadores Logísticos. Durante o transporte, são eles que fazem todo o estudo do trajeto (que em caso de cargas refrigeradas inclui um mapeamento de rotas térmicas), além de monitoramento de carga, envio de informações para os clientes, dentre outros.

E é por isso que dizemos que o Operador Logístico é vital para o funcionamento das mais diversas empresas! De alimentos a medicamentos, são eles os responsáveis por garantir que o produto permaneça intacto, da primeira à última milha.

Aqui na Temp Log, nosso principal propósito é proporcionar uma experiência confiável às pessoas a cada entrega. E para atingir esse objetivo, atuamos nas três frentes:

– Armazenamento:

Nosso expertise é em medicamentos e produtos especiais, por isso contamos com áreas flexíveis e preparadas para atender diferentes faixas de temperaturas:

• Ultracongelado;

• Congelado;

• Resfriado;

• Ambiente.

– Fracionamento:

Agilidade e assertividade para entregar de forma rápida e correta. Por isso contamos com horários de corte alinhados conforme necessidade e processos de cada produto.

– Transporte:

Rede de empresas regionais capacitadas para o transporte de produtos da área da saúde com protocolos de boas práticas estabelecidos pela ANVISA.

Qual é a sua necessidade logística? Nós personalizamos cada atendimento para que as principais demandas de nossos clientes sejam supridas com ética, comprometimento e agilidade! Entre em contato com a gente!
Autor

Escrito por
marketing
Temp Log