O que você entende como ética?

1 de julho de 2019 #Logística O que você entende como ética?
Nos últimos anos, escândalos de corrupção envolvendo empresas, casos de falta de ética e falhas na relação de executivos têm ficado cada vez mais latentes e elevado a necessidade de, cada vez mais, as empresas que prezam por uma relação idônea com o mercado, busquem um maior entendimento sobre as leis existentes e como elas devem se adequar. É aí que entra o controle de Compliance, que faz esse direcionamento. Aqui na Temp Log, já estamos familiarizados com esses padrões pré-estabelecidos, pois nossos principais clientes já têm áreas de Compliance muito bem estruturadas em suas organizações. Porém, esse tema sempre vem à tona internamente, pela necessidade vista por nós de evoluir nesse sentido, até porque, vemos que em nosso universo de operador logístico, precisamos muito pautar o mercado que, com exceção dos nossos players mundiais, não dá a devida atenção ao caso. A partir daí, o nosso diretor administrativo, Carlos Buran, que é quem está liderando toda essa qualificação aqui na empresa, vem desenvolvendo a formalização das nossas regras de conduta, não só com os colaboradores, mas, principalmente, com o mercado. E confesso que, em cada conversa e reunião que realizamos, percebo o quanto é um tema desafiador. Afinal, consolidar esse instrumento com essa série de regras é sim extremamente necessário, pois existem várias questões diárias que nos deixam em dúvida sobre como lidar, por realmente ter uma linha muito tênue entre o bom relacionamento e algo ofensivo.
Desde o valor de um brinde a ser enviado, passando por informações que podem ou não serem abordadas da relação com o cliente, até corrupção, que é um atentado aos direitos humanos, gravíssimo e que muitas vezes é tratado como “jeitinho brasileiro.”
Na Temp Log, a gente tem algumas atitudes que são práticas de Compliance que nos norteiam, e que estão em sintonia com a conduta dos nossos clientes. E estamos aperfeiçoando nosso manual do colaborador, com a inclusão de pontos sobre assédio, prevenção à corrupção, canais de denúncia , entre outras ações. Falar de Compliance e suas aplicações, realmente, é muito importante e com certeza vai render mais do que essa nossa conversa. Portanto, fica aqui meu compromisso de trazer para vocês a evolução desse tema aqui na empresa, também com a participação do nosso diretor Carlos Buran.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log