Operador Logístico ou frete próprio: qual a melhor opção?

13 de abril de 2020 #Logística Operador Logístico ou frete próprio: qual a melhor opção?
A atividade logística é permeada por diversas decisões que afetam o futuro da organização. É papel do gestor estar atento às inovações do mercado para saber quais opções podem agregar valor aos seus processos de trabalho.  Uma dessas escolhas tem relação com a forma como as mercadorias serão distribuídas. Nesse cenário é importante decidir se a contratação de uma transportadora terceirizada é a opção mais rentável ou se a utilização de uma própria garante melhores resultados.  Se a sua empresa está passando por essa situação, você veio até o lugar certo. Continue a leitura deste artigo e esclareça as suas dúvidas! 

Quais fatores devem ser avaliados antes de decidir? 

O primeiro passo é colocar todas as vantagens e desvantagens no papel. Nesse caso, é importante levantar estimativas de custos e comparar os preços de frete na sua região. Considere todas as variáveis, pois esse é um investimento que afeta consideravelmente o sucesso do negócio. 

Avalie a perspectiva dos custos operacionais 

Em primeiro lugar, quando uma empresa opta por realizar o processo de movimentação de cargas internamente, é fundamental considerar o impacto financeiro. Os custos para manter uma frota tendem a comprometer uma parte importante do patrimônio que fica imobilizado com a aquisição de veículos.  Além disso, caminhões, carros e veículos utilitários tendem a perder valor no decorrer do tempo, esse é um fator contábil chamado de depreciação de bens. Portanto, avalie qual opção resulta em custos menores tanto em curto quanto em longo prazo. 

Considere a melhor forma de gestão 

Uma das desvantagens de manter uma frota dedicada é a gestão da movimentação de mercadoria internamente. Isso quer dizer que será necessária uma equipe dedicada para que todo processo possa ser coordenado, como: 
  • à roteirização do trajeto; 
  • ao planejamento das entregas; 
  • à emissão de documentos fiscais; 
  • ao aproveitamento da capacidade máxima de carga. 
A vantagem de contratar um operador logístico é que toda a operação é executada e para a empresa contratante fica a cargo das análises dos dados, KPIs e visão estratégica da operação. Investir tempo em estratégia e ter o controle minucioso de toda operação é a grande vantagem de contratar um Operador Logístico.  Uma das garantias é o contrato firmado entre as partes que deve prever a gestão compartilhada e as respectivas obrigações e direitos.  Pesquise a qualidade dos serviços prestados aos clientes.  Um dos motivos que preocupa gestores que tem a intenção de transferir parte da sua operação para uma transportadora terceirização é a percepção dos clientes. Afinal, quando esse processo é executado internamente há maior flexibilidade para solucionar demandas inesperadas dos clientes.  Esse atendimento, muitas vezes, personalizado não é viável quando a terceirização é adota. Pode-se dizer que o processo se torna mais rígido, o que compromete o relacionamento com o cliente final.  Veja agora o depoimento de um de nossos clientes

 

Examine a expansão da capacidade de distribuição 

O principal interesse de empresas e profissionais é ampliar a sua participação no mercado e, consequentemente, conquistar novos clientes. Sob o ponto de vista logística, a localização geográfica dos compradores é fundamental na decisão de contratar uma empresa especializada para o envio de pedido.  Trabalhamos com produtos especiais de temperatura controlada. Cobrimos todo o território nacional com Certificação Anvisa de ponta a ponta.  Temos mais de 28 anos de experiência com logística especializada e nossa missão é contribuir com o desenvolvimento das empresas.  Você não precisa gastar seu tempo e energia pensando na estratégia logística, nosso business core é esse. Nós trabalhamos para que você pense na estratégia de crescimento de sua empresa pensando em produtos e serviços novos.  Aproveite e baixe nosso eBook: Como manter a Qualidade na sua operação logística.  Me adicione no Linkedin e vamos conversar. 
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log