Diversidade e a democratização da beleza na medicina estética

29 de dezembro de 2023 #Logística
A importância da diversidade étnica e de gênero como mola propulsora para o desenvolvimento social tem sido constantemente reforçada e se torna ainda mais fundamental no processo de conscientização a partir de um outro viés: o econômico. Prova disso é o crescimento de empresas do mercado de estética, que, cada vez mais, abrange a chamada democracia da beleza. 

Especializada na indústria farmacêutica e com mais de 20 anos de experiência, a Temp Log tem na adesão do público masculino por cuidados com a beleza e aumento de diversos procedimentos uma oportunidade para expandir as operações e ajustar as estratégias para atender um mercado mais amplo e diversificado.

Atualmente, cerca de 50% da receita da companhia é oriunda do setor. Para 2024, a expectativa da organização é crescer 15%, impulsionado pelas tendências emergentes no mercado e pela crescente demanda por produtos e serviços. 

O futuro do mercado de estética

Pesquisas recentes mostram as oportunidades oferecidas para as empresas que apostam no segmento estético. No Brasil, onde 56% da população é afrodescendente, 13 marcas e influenciadores estão promovendo uma forma mais diversificada de beleza, conforme aponta o relatório de tendências globais da Allergan Aesthetics, ‘O Futuro da Estética’. 

O material traz ainda a visão de especialistas do Brasil, Emirados Árabes e Reino Unido reiterando que os pacientes do sexo masculino já representam cerca de 30% da sua base de clientes. E tem mais. O estudo também revela que “a beleza está abandonando a divisão de gênero para falar com uma só voz a todos”. De acordo com 81% dos entrevistados, os tratamentos faciais são mais aceitáveis do que há cinco anos.

Leia também: Setor de estética surpreende em 2020 e tendência é crescer ainda mais 

As perspectivas apresentadas pela Allegan apontam as possibilidades de crescimento do setor nos próximos anos. Conforme conta o estudo da empresa, os últimos números globais da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) revelam que, em 2020, houve um total de 14,4 milhões de procedimentos não cirúrgicos. 

O volume expõe uma lacuna significativa para a expansão, tanto na atração de novos pacientes quanto na ampliação da frequência e repertório entre os clientes existentes. Este número deverá atingir o pico de 23 milhões de tratamentos injetáveis não cirúrgicos e 14,6 milhões de procedimentos corporais até 2025.

Leia também: Temp Log e a Ascensão da Medicina Estética

Aliado a isso e fortemente evidenciado pelas tendências das mídias sociais, a pesquisa reitera que as pessoas agora estão mais propensas a participar de discussões estéticas sem receio, compartilhando abertamente as suas experiências de tratamento com seus pares. Para muitos, a estética já faz parte do autocuidado diário, tão simples quanto um check-up com um médico.

Mudanças no radar da Temp Log

Diante do cenário de transformação, a Temp Log afirma que a expansão do mercado devido a essas mudanças externas foi preponderante para que a empresa mantivesse o setor de medicina estética como uma de suas prioridades para o próximo ano. A meta é ampliar as estratégias logísticas e focar em soluções tecnológicas para atender o segmento em constante crescimento. 

“Questões sociais baseadas na heterogeneidade refletem uma maior aceitação e interesse em tratamentos estéticos. Isso resulta em uma elevada diversificação e ampliação dos produtos oferecidos pelos laboratórios, aumentando a procura por serviços logísticos especializados”, destacou o Diretor Comercial da Temp Log, Ricardo Canteras. 

Em meio a esse panorama, a Temp Log também se adaptou ao aumento da adesão ao uso de produtos para procedimentos estéticos em regiões fora do eixo São Paulo e Rio de Janeiro. O incremento indica uma demanda regional maior do mercado, refletindo em mais democratização e acessibilidade em lugares como Norte e Nordeste. 

Panorama do setor de medicina estética

A área de tratamentos estéticos injetáveis teve avanços significativos em técnica e qualidade, permitindo escolher o melhor produto para cada paciente. O ácido hialurônico e os bioestimuladores são indicados para flacidez e sustentação da face e cuidado com a pele do corpo, apresentando resultados em poucas sessões. 

A toxina botulínica também teve novos pontos de aplicação e indicações, sendo complementar ao tratamento de rejuvenescimento da face, pescoço e colo – também útil contra enxaqueca, bruxismo, dores crônicas e hiperidrose.

Leia também: Pioneirismo e Expertise no Transporte de Toxina Botulínica 

A evolução dos lasers, desde o primeiro laser de rubi na década de 1960 até os atuais, como o laser fracionado de CO2 e o de picossegundos, revolucionou o tratamento não invasivo para o rejuvenescimento facial, tornando-o mais seguro e com resultados mais naturais em menos sessões. Novas tecnologias, como ultrassom microfocado, radiofrequência microagulhada, criomodulação glacial e ellacor, foram apresentadas no Congresso Americano de Dermatologia.

Leia também: Harmonização orofacial por dentistas abre caminhos para a logística da beleza 

Alguns números do setor:

  • Procedimentos minimamente invasivos tiveram uma participação superior a 50% no mercado mundial em 2021;
  • A avaliação do mercado global de estética foi de R$ 512,80 milhões em 2021;
  • O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo com R$ 47,5 bilhões movimentados durante a pandemia;
  • O Brasil é o quarto país do mundo com mais procedimentos não cirúrgicos realizados. Foram 622.396 intervenções.

Tendências da medicina estética para 2024

Para 2024, as tendências no setor de medicina estética incluem a popularidade contínua de procedimentos não invasivos e minimamente invasivos, devido aos benefícios como menor tempo de recuperação e riscos reduzidos. A tecnologia avançará com o uso crescente de equipamentos com Inteligência Artificial e realidade aumentada para personalizar tratamentos e mostrar os resultados do antes e depois. 

Ainda para o próximo ano, a sustentabilidade ganhará mais atenção, com o interesse crescente por produtos e procedimentos éticos e sustentáveis. Além disso, o bem-estar psicológico será mais enfatizado, reconhecendo a conexão entre estética e saúde mental. 

Para acompanhar o movimento previsto para 2024, a Temp Log planeja implementar novas tecnologias, como um novo TMS (Transportation Management System), sistema crucial utilizado para gerenciar e otimizar o transporte de cargas que abrange planejamento de rotas, execução de transportes, rastreamento, tratativas de ocorrências e auditorias de fretes. 

A empresa também planeja evoluir e expandir o uso da MAFS (Modelo Automático de Fracionamento e Serialização), tecnologia exclusiva desenvolvida em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. O equipamento visa aumentar a eficiência, representando um avanço significativo nas operações para o setor de medicina estética.

E você? Ficou com alguma dúvida? Quer entender melhor os serviços oferecidos pela Temp Log e como eles podem se adequar às necessidades da sua empresa? Gostou desse conteúdo, quer sugerir novas pautas ou mesmo fazer alguma observação sobre os materiais já postados? Entre em contato com a gente.
Autor

Escrito por
marketing
Temp Log