Setor de saúde e estética na Black Friday

5 de dezembro de 2023 #Logística
Evento anual de compras iniciado nos Estados Unidos, a Black Friday acontece tradicionalmente no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, oferecendo descontos significativos em produtos e atraindo consumidores em busca de promoções. Ao longo dos anos, a Black Friday se espalhou para outros países, tornando-se uma das maiores datas de compras do ano.

O primeiro ano da Black Friday no Brasil foi realizado em 2010, após cerca de 50 lojas do varejo nacional trazerem a campanha para o País. No entanto, enquanto no território norte-americano ela surgiu como uma estratégia para limpar o estoque das lojas com as mercadorias que não foram vendidas ao longo do ano, no Brasil o foco das vendas era no e-commerce para venda de produtos online.

E segue assim até hoje, com alta na procura pelo comércio eletrônico, sobretudo, após a pandemia. Muitos, inclusive, aproveitam para adiantar os presentes de Natal. Porém, não são apenas roupas, sapatos e demais acessórios que chamam a atenção do consumidor. Pelo contrário. Em 2023, o cenário se mostrou um pouco diferente.

Black Friday movimenta a logística da indústria farmacêutica

Enquanto pesquisas apontam desempenho ruim em vendas neste ano, sendo, inclusive, considerado o segundo pior resultado desde o início do evento promocional, o setor de saúde e estética alavancou a demanda de Operadores Logísticos como a Temp Log, especializada na indústria farmacêutica. 

A empresa registrou alta de 15% na demanda, impulsionada, sobretudo, pelos preenchedores faciais e corporais, registrados como correlatos, e as toxinas botulínicas, especificadas como medicamentos. Os produtos, devido à natureza e classificação, exigem condições de armazenamento e transporte específicos para garantir sua integridade e eficácia.

O crescimento observado na Black Friday acompanha a tendência verificada ao longo dos últimos anos, que levou o Brasil a alcançar a posição como maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Japão.

Em 2021, as vendas de produtos de higiene pessoal e cosméticos no País atingiram a expressiva marca de R$ 124,5 bilhões, de acordo com a Statista, plataforma alemã de coleta e visualização de dados. E a previsão é de que esse valor possa ultrapassar os R$ 130 bilhões em 2026. 

Diante do cenário positivo e promissor, a Black Friday torna-se, também, um momento de aprendizado para que as empresas estejam preparadas para períodos de pico ou até mesmo para o incremento contínuo, conforme tem sido verificado no mercado de beleza e saúde. 

É nestes períodos que as ferramentas tecnológicas ganham destaque, de forma a atender os anseios dos clientes e do consumidor final, cada vez mais exigente e atento aos prazos de entrega. 

Black Friday evidencia eficiência

A Black Friday é vista como um período importante para a Temp Log, especialmente no segmento da indústria farmacêutica que é focado em nichos como o da medicina estética. Durante esta época, a empresa observa um aumento significativo na demanda, impulsionado pelas promoções das grandes redes de estética e clínicas médicas, que elevam a procura por tratamentos estéticos faciais e corporais.

Em 2023 o aumento foi de 15% a mais na procura, refletindo diretamente no aumento nas vendas realizadas pelos laboratórios, tanto por meio de seus executivos quanto por e-commerce. 

Ao comparar o período de entregas regulares com o da Black Friday, fica evidente não só o crescimento no volume de entregas, mas também a capacidade e eficiência da Temp Log em expandir suas operações para atender o volume elevado de forma eficaz. 

A empresa sempre adota um planejamento proativo, já tendo datas de picos de demandas em evidência para todo o ano seguinte, se preparando para suprir as necessidades dos clientes antes mesmo das vésperas de eventos como a Black Friday. 

“Buscamos, em estreita colaboração com nossos clientes, prever volumes e garantir que tenhamos os recursos necessários para uma entrega eficiente e pontual. A comunicação constante com os parceiros é essencial para antecipar desafios e ajustar planos conforme necessário”, explicou o diretor comercial da Temp Log, Ricardo Canteras.

Tecnologia lidera estratégia de pico para suprir a demanda

Para atender a expectativa do cliente e do consumidor final durante a Black Friday, a Temp Log amplia a sua capacidade operacional com total flexibilidade, contratando pessoal adicional como temporários e até mesmo estendendo a rede de Agentes Regionais. 

O uso da tecnologia também é visto como essencial pela empresa, sendo as ferramentas de rastreabilidade as grandes protagonistas, pois elas permitem que tanto a Temp Log quanto os clientes e, consequentemente, os consumidores finais, tenham uma visão clara do status das entregas. 

“Apesar do potencial aumento no tempo de entrega devido ao elevado volume de pedidos, nossas equipes e Agentes Regionais se dedicam ao máximo para cumprir os prazos acordados”, disse Canteras.

Além disso, o diretor ressalta que durante a Black Friday há um aumento nos casos de sinistralidade, incluindo roubos de carga. Esse fator pode impactar os níveis de satisfação da cadeia de suprimentos e causar frustração aos clientes finais que aguardam seus produtos. 

Para mitigar esses riscos, a Temp Log e os laboratórios parceiros se comprometem em realizar reposições de forma ágil, garantindo a satisfação do consumidor  e o nível de confiança do serviço. Leia também: Logística ineficiente compromete reputação de farmacêutica e pode prejudicar o consumidor

E você? Ficou com alguma dúvida? Quer entender melhor os serviços oferecidos pela Temp Log e como eles podem se adequar às necessidades da sua empresa? Gostou desse conteúdo, quer sugerir novas pautas ou mesmo fazer alguma observação sobre os materiais já postados? Entre em contato com a gente.
Autor

Escrito por
marketing
Temp Log