Porque minha empresa deve optar pela terceirização da logística?

5 de maio de 2020 #Logística Porque minha empresa deve optar pela terceirização da logística?
A gestão eficiente de recursos é um dos maiores desafios de todos aqueles que estão à frente de empresas dos mais diferentes ramos.  A necessidade de reduzir custos e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade tem levado uma grande parte de gestores de todo o país a optar pela terceirização logística.  Será essa uma solução viável?   Depois de ter sido sancionada, a lei 13.429/2017, mais conhecida como lei da terceirização, abriu caminho para que empresas públicas e privadas otimizassem seus processos, contratando empresas parceiras com o objetivo de executar rotinas específicas.  O setor logístico foi um dos maiores beneficiados, uma vez que devido às suas características peculiares, costuma demandar custos altos, sendo agora absorvidos pela empresa terceirizada. 

 

Quais os benefícios da terceirização logística? 

 

1 – Seu foco estará na estratégia e não na operação 

A rotina operacional logística requer investimento de tempo e energia diariamente. Nosso status cor é operação logística. Observamos que nossos clientes direcionam seu tempo analisando estratégias comerciais e lançamento de novos produtos pois o operacional logístico está terceirizado e performando ótimos índices.   

2 – Redução de custos 

Além de diminuir os custos com folha de pagamento que tanto oneram a empresa, não haverá investimento para adquirir frota, manutenção da frota de veículos e todos os demais custos envolvidos como combustível, seguro, ipva, etc.   

3 – Espaço para armazenamento 

Uma das grandes dificuldades para gerir o estoque é o armazenamento. Muitas empresas ocupam espaços enormes para comportar seus estoques, algumas chegando a alugar galpões.  Dependendo dos produtos, há de se ter cuidado com as condições ambientais, como temperatura, por exemplo.  Empresas de logística já têm seus espaços preparados para receber os diferentes tipos de mercadorias e atender às exigências de armazenamento específicas para cada categoria de produto.   

4. Distribuição

Até por gerir o estoque de vários empreendimentos, a distribuição efetuada por empresas de logísticas torna-se menos onerosas, pois há o planejamento de roteiros que os entregadores farão.  Cabe observar, ainda, que há empresas preparadas não apenas para enviar as mercadorias, mas também para recebê-las, gerenciar o estoque e fazer a expedição.   

5. Gerenciamento de Estoque

Empresas com o foco na logística empregam tecnologia de ponta em seus processos para gerir o estoque de materiais.  O uso de TI e de inteligência artificial já é realidade em muitas delas, melhorando consideravelmente a qualidade do serviço oferecido.   

 6. Otimização do tempo

O tempo é fator primordial para o gestor. O operacional logístico requer atenção especial, e o gestor tem de permanecer atento a cada etapa do processo feita pelos colaboradores.  Terceirizando a logística de sua empresa, você terá tempo para se dedicar a outros setores, tão somente acompanhando os resultados fornecidos pelo responsável. 
A otimização do tempo facilitará muito mais o seu trabalho. 
É importante ressaltar, ainda, que a terceirização é, sim, uma solução viável tanto para o setor público quanto para o privado.  A diferença é que no privado, a contratação do serviço terceirizado é imediata, ao passo que no público é necessário um processo licitatório.  Se desejar obter mais informações sobre como a terceirização logística impacta seu negócio, me adicione no Linkedin e me envie por mensagem. 
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log