Supply Chain: como essa estratégia pode tornar-se uma vantagem competitiva para o meu negócio?

30 de março de 2020 #Logística Supply Chain: como essa estratégia pode tornar-se uma vantagem competitiva para o meu negócio?
Já ouviu falar em Supply Chain? O termo, em inglês, que significa cadeia de suprimentos, tem sido muito usado não apenas na teoria como também na prática de diferentes empresas no que diz respeito à logística de seus insumos e bens. Mas, afinal, o que seria esse conceito? 

Supply Chain 

Supply Chain é uma rede de pessoas, empresas, conhecimentos, fontes e tecnologia que trabalham juntos para transportar e vender produtos. Nele, é comum que as companhias negociem entre si, a fim de fazer não apenas a entrega, mas também o aprimoramento de seus serviços para o cliente, tudo isso tendo como base uma subdivisão interna chamada Inbound e Outbound. 

O que é o Inbound? 

A Logística Inbound, que vem do inglês “entrega”, é o processo que acontece desde o fornecimento da matéria-prima com a qual será feito o produto até o momento em que ela chega na empresa.  Aqui, são realizados o transporte dos materiais, a checagem de sua qualidade quando eles chegam e o estoque desses insumos. Ou seja, nessa etapa acontece o processamento dos fluxos desses insumos, tudo para deixar organizada essa entrega e garantir que o trabalho do contratante esteja em dia. 

O que é o Outbound? 

Oriunda do inglês que significa “saída”, a Logística Outbound ocorre ao levar os produtos para serem vendidos para os consumidores. Nessa fase, são planejadas as rotas, feitas as distribuições e, evidentemente, realizadas as entregas desses materiais para os clientes.  Assim, enquanto a primeira tem a função de levar a matéria-prima para o contratante, aqui o objetivo é levá-la para quem irá revender. Em termos mais simples, é como se fosse uma prova de revezamento. O Inbound leva o insumo, que se transforma em produto e, então, o Outbound assume o posto indo à linha de chegada: o mercado consumidor. 

Os benefícios 

Ao aderir o Supply Chain para realizar as entregas, as vantagens vêm de imediato, tanto para quem está contratando esse serviço quanto para quem o está realizando. Para o dono da empresa, é possível planejar as compras e fornecedores, reduzir os estoques e ainda lucrar com essa forma de transporte.  Por sua vez, para a companhia de logística, as vantagens estão em aprimorar o trabalho, realizando entregas ainda mais organizadas e eficientes, tanto em tempo quanto financeiramente. Ademais, os custos operacionais reduzem bastante, uma vez que há um aumento na eficiência do negócio e na qualidade. Essa diminuição dos gastos, é claro, gera uma alta na receita. 

Implementação 

Para implementar esse conceito, é importante contar com uma equipe de qualidade que realize esse processo de forma detalhada e ágil. Nós da Temp Log, somos responsáveis por 100% na acuracidade de inventários, temos 99,5% de assertividade nos fracionamentos e ainda realizamos cerca de 98,5% das entregas dentro do prazo em todo Brasil. Que tal conhecer os nossos serviços e começar a colocá-los em prática agora mesmo?  Se essa matéria foi útil para você, fique à vontade em me adicionar no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log