Você sabe o que é última milha?

1 de fevereiro de 2020 #Logística Você sabe o que é última milha?
Uma logística eficiente é fundamental para o sucesso de uma empresa. Neste processo, uma etapa em especial tem gerado maior cuidado dos gestores da área: a última milha, ou last mile. Mas o que essa expressão significa e qual a sua importância para os negócios? Descubra na sequência do artigo. 

O que é a última milha 

A última milha faz parte da logística feita pelas empresas para levar um determinado produto do centro de distribuição até o seu consumidor final.  Portanto, a grosso modo, a last mile seria a “última perna” da entrega, ou seja, a etapa final da viagem antes que o produto chegue ao cliente. 

A importância da última milha 

Esta etapa se tornou crucial para as empresas por um motivo simples: além de ser a mais onerosa, ela também costuma ser a menos eficiente no transporte de encomendas por uma série de razões. Logo, priorizar uma entrega mais efetiva na última milha é um esforço decisivo para melhorar a percepção da qualidade do serviço.  Na era da transformação digital, os clientes estão cada vez mais exigentes e o mercado cada vez competitivo.   Portanto, quando se oferece um serviço ágil e eficiente, o cliente se sente satisfeito em ver a entrega sendo feita dentro do prazo estipulado e nas condições ideais, o que impacta diretamente na fidelização deste consumidor. 

Desafios da última milha 

Como se pode perceber, a “entrega no último quilômetro” gera uma série de desafios para as empresas. Para começar, há uma quantidade cada vez maior de produtos para as pessoas, o que gera um cuidado maior com o nível do serviço.  Mas não é apenas isso. Estima-se que só a última milha corresponda a 28% do custo total da entrega para as empresas. Isso tem a ver com fatores desde a mobilidade urbana, já que o trânsito intenso impacta não apenas o deslocamento de pessoas, mas também o de bens e produtos. Não obstante, a falta de planejamento logístico também pode gerar ainda mais custos.  O desafio da última milha também está relacionado com o acompanhamento do cliente. Consumidores não se satisfazem mais apenas com o código de rastreamento da entrega. Eles querem acompanhar todo o processo em tempo real, isto é, saber onde o motorista está e quando a entrega vai chegar.  Como dito, isto gera uma necessidade ainda maior de eficiência por parte das empresas. A frustração no prazo de entrega, independentemente de qualquer imprevisto, pode arruinar a sua relação com o cliente. 

Minimizando problemas na última milha 

Existem medidas para que as empresas consigam otimizar cada vez mais a última milha. O planejamento do transporte é a principal delas, e aqui não falamos apenas das rotas que cheguem ao destino mais rapidamente, mas também aquelas que sejam menos onerosas.  O investimento em tecnologia é outro caminho sem volta. Como exemplo, podemos citar veículos de automação, proximidade de centros de atendimento para as principais áreas metropolitanas e mais dados para prever as necessidades dos clientes.  Agora que você sabe o que é a última milha e qual a importância dela, deixe um comentário sobre como esse processo é feito na sua empresa! Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log