A importância de bons profissionais na ponta para a eficiência da logística

10 de maio de 2020 #Transporte A importância de bons profissionais na ponta para a eficiência da logística
Não é novidade que a logística de uma empresa impacta diretamente em setores internos importantes como financeiro, marketing e comercial. Todos esses times devem estar engajados e alinhados para que a empresa alcance bons resultados. 

Leia mais neste artigo: Como um bom processo logístico pode ajudar a sua empresa na redução de custos? 

Mas você já parou para pensar na importância que o motorista e o motociclista têm nesse processo de entrega do produto? Ele é quem responde pela empresa na hora da entrega e está em contato direto com seu cliente. Você dá a devida importância e treinamentos necessários para os seus motoristas?  Os últimos números publicados pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) são de 2017 e apontam que 34.424 caminhões e 24.447 motos estiveram envolvidos em acidentes de trânsitos no país.  Se um desses veículos estiver levando produtos da sua empresa, imagine os possíveis problemas que a sua marca iria enfrentar pela entrega atrasada deste produto, além dos prejuízos dos produtos perdidos no acidente. 

Saber dirigir não torna alguém um motorista profissional 

É verdade, um dos conhecimentos dos motoristas profissionais é saber dirigir bem. Entretanto, para se tornar um motorista profissional há outros conhecimentos que são mais aprofundados e que, em muitos casos, não envolve conhecimentos no volante. 

Experiência do usuário 

Todos os pontos de contato que uma empresa tem com o cliente, seja ele consumidor final ou outra empresa, fazem parte da experiência que o usuário tem com a marca. Desde a apresentação do site da empresa, a facilidade no procedimento de compra, o atendimento antes, durante e depois da compra e, claro, a entrega. 
O atraso na entrega pode fazer com o cliente perca todo o encanto conquistado até agora por outros setores da empresa, como o marketing e o comercial. Uma logística ineficiente gera perda de clientes e pode afetar diretamente no faturamento da empresa. 
 

Leia mais neste artigo: Logística e Marketing juntos, agregando mais força à sua empresa. 

 

O motorista representa a empresa 

Principalmente quando a compra é on-line, o primeiro contato humano que se tem com a marca é na hora da entrega. O motorista, neste momento, representa a marca da empresa. Portanto, a forma como ele se apresenta, comunica, responde, age e se expressa perante o cliente é diretamente ligado com a imagem que o cliente está construindo da marca em sua cabeça.  Oferecer aos motoristas um treinamento de comunicação e de atendimento é fundamental para garantir os altos índices de satisfação dos clientes. 

O motorista pode afetar em perda financeira 

Uma venda só é concluída com a eficiência da entrega dentro do prazo. A ineficiência logística gera perda financeira, principalmente quando os produtos transportados forem perecíveis ou necessitarem de condições especiais de transporte (refrigeração, por exemplo) e precisarem ser descartados se não entregues dentro do prazo estipulado. 

Direção defensiva 

É importante o motorista ter treinamentos sobre como ser defensivo na hora de dirigir para evitar acidentes que podem deixar a vida dele em risco e ocasionar uma perda da carga. Há treinamentos práticos e teóricos sobre direção defensiva e eles são um investimento baixo quando comparado a todo prejuízo que um acidente de trânsito pode trazer para vida do motorista e para a realidade financeira da empresa. 

Reconhecimento dos bons profissionais 

Essa profissão normalmente não é reconhecida pelo trabalho que entrega. Entretanto, um bom motorista precisa sim ser reconhecido e ser visto como parte do time financeiro, comercial e de marketing. Sem um bom profissional fazendo boas entregas lá na ponta, todo o trabalho dos times intermediadores não faz sentido.    E você, já tinha pensando na importância do motorista que faz as entregas dos seus produtos? Conte para a gente o que a sua empresa faz para valorizar e quais os treinamentos que seus motoristas recebem.  Para ver mais conteúdos como esse, acesse nosso blog. Somos abertos a receber sugestões de pautas. Me adicione no Linkedin, vamos conversar? 10
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log