Saiba mais sobre a logística especializada dos medicamentos especiais

1 de dezembro de 2020 #Logística
O transporte de medicamentos especiais é dotado de uma dinâmica totalmente diferente de produtos comuns. Isso se deve a vários fatores, como a necessidade de ter veículos específicos para manter a temperatura exigida por essas substâncias, além de outros aspectos. Por isso, transportar esses produtos requer uma logística especializada. Por conta das exigências comuns ao transporte de um medicamento especial, é empregado um custo diferenciado para essa modalidade logística. Podemos listar como exemplo a necessidade de planejar uma entrega de curto prazo, por conta da sensibilidade ou prazo de validade da carga.

O que são os medicamentos especiais?

Os medicamentos especiais são aqueles produzidos por meio de pesquisas de ponta e muita tecnologia envolvida. Normalmente, são usados para tratar doenças crônicas, tais como o câncer. Além disso, esses produtos apresentam altos valores para produção e transporte por conta das necessidades que têm para o seu armazenamento.

Para quais doenças são esses medicamentos?

Em geral, são alvo desses remédios àquelas que são geradas por conta do envelhecimento, tais como hipertensão, hepatite, esclerose múltipla, osteoporose, entre muitas outras. Esses produtos atendem a uma vasta demanda, de diferentes especialidades médicas. Além disso, cada segmento desses fármacos requer uma especificidade para manuseio.

Como esses medicamentos devem ser armazenados?

A tecnologia envolvida nos fármacos especiais deve ser mantida por meio da armazenagem correta. Isso significa que a temperatura do ambiente deve ser controlada. Para alguns casos, todo o processo deve ser o mais rápido possível, pois o prazo de validade é curto e o medicamento necessita de chegar ao paciente com muita urgência.

Os desafios encontrados para o transporte desse tipo de produto

Por conta dessas características tão precisas, os medicamentos especiais demandam de muita atenção por parte das empresas de logística para o seu transporte. Os veículos com cadeia fria e desenvolvimento de embalagens são exemplos disso, como consequência vem os elevados custos que estão relacionados ao transporte desse tipo de carga.

Como funcionam as operações logísticas

Em modais aéreos e marítimos, a logística desses medicamentos é feita para transporte entre países. Para isso, é preciso atender às exigências de acomodação, documentação e ser avaliados por farmacêutico no aeroporto ou porto alfandegado. Para os modais rodoviários, é necessário contar com transportadores especialistas em cargas especiais. Em todo caso, a acomodação dos fármacos especiais e a capacitação dos profissionais envolvidos em seu transporte devem obedecer aos parâmetros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Tudo para que a empresa responsável pela fabricação desses produtos mantenha sua qualidade até que os medicamentos cheguem ao paciente para cumprirem o seu importante papel. Com isso, podemos ver o quanto é essencial contar com empresas que forneçam qualidade na prestação de serviços de logística de cargas especiais. Para transportar os medicamentos especiais é preciso ter veículos preparados, atenção à documentação e demais demandas dos órgãos responsáveis, além de atender a especificidade de cada produto. Seja em relação a manter a temperatura ou a rapidez na entrega, são necessidades indispensáveis.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log