Qual a diferença entre transporte ativo e passivo, para transporte de medicamentos?

22 de fevereiro de 2020 #Transporte Qual a diferença entre transporte ativo e passivo, para transporte de medicamentos?
Atualmente, tem-se à disposição diversos tipos de transporte oferecidos pelos operadores logísticos para produtos que exigem maior atenção no trajeto, como é o caso dos medicamentos termolábeis.  Os dois modelos mais utilizados para esses produtos são o transporte ativo e o transporte passivo. Saber diferenciá-los é essencial para a escolha do sistema mais adequado à necessidade da empresa, considerando que devem ser analisados dados como: tempo de entrega, volume do produto, tempo de exposição a variações de temperatura, dentre outras variáveis da operação.     

Transporte ativo  

O transporte ativo faz referência aos veículos/contêineres que possuem sistemas de refrigeração e fonte de alimentação (eletricidade ou outra fonte de energia) capaz de garantir a manutenção da temperatura do medicamento durante o trajeto, sendo possível através do uso de termostatos. Um exemplo de aplicação desse sistema é o transporte de vacinas que é realizado em grandes quantidades e necessitam de um controle rigoroso de temperatura (faixa de 2° a 8°C), onde qualquer desvio poderá acarretar em grande perda financeira e, principalmente, coloca em risco a saúde da população.     

 Transporte passivo  

O transporte passivo, por sua vez, diz respeito a embalagens que contém material de isolamento/contenção térmica, desenvolvidas para atender a especificação de cada produto sendo a sua configuração (quantidade de material refrigerante, quantidade mínima/máxima de produtos, etc.) padronizadas de acordo com o tempo de transporte entre o armazenamento e a entrega ao cliente final.  O sistema é denominado como passivo porque a refrigeração não se dá pelo meio de transporte (veiculo/contêiner) e sim pela embalagem e insumos que possibilitam manter o produto dentro da faixa de temperatura preconizada pelo fabricante.      

Temperatura ideal para a conservação dos medicamentos  

De acordo com a Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira e a ANVISA o requisito de temperatura adequada deve ser descrito na embalagem primária do produto, assim como o percentual de umidade relativa, conforme estudos de estabilidade realizados pelo fabricante.     

Transporte ativo x Transporte passivo  

Ambos os sistemas devem ser previamente qualificados pelo Departamento de Qualidade (tanto do cliente como do operador logístico) considerando as rotas, condições ambientais, perfil de temperatura (incluindo dados de sazonalidade) e demais informações contempladas no protocolo de qualificação de transporte que deve ser aprovado pelos responsáveis por executar e acompanhar sua aplicação. Diante disso, não há como definir qual o sistema mais adequado diante das diversas variáveis que incidem na escolha do transporte.     O mais importante é contar com empresas de transporte que cumpram os requisitos determinados na qualificação e que tenha um sistema de gerenciamento das informações que possibilite a detecção de falhas e desvios no processo, onde as ações necessárias possam ser desenvolvidas com brevidade.      Gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha lhe ajudado a observar um pouco a diferença entre o transporte ativo e passivo de medicamentos.   Já baixou nosso eBook? Clique AQUI saiba como manter a Qualidade na sua operação logística. Gostaria de ler mais sobre o quê em nosso blog? Deixe seu comentário abaixo!  Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log