Qual a importância do rastreamento no processo de logística farmacêutica?

3 de janeiro de 2020 #Transporte Qual a importância do rastreamento no processo de logística farmacêutica?
Entre os avanços tecnológicos que beneficiaram o setor logístico das empresas está a possibilidade de monitorar as cargas em tempo real, acompanhando todo o seu deslocamento, até chegarem ao seu destino final. A seguir, listamos os principais motivos que tornam esse processo tão importante especialmente para a indústria farmacêutica. 

Cargas visadas 

Um dos principais objetivos de rastrear as cargas é justamente elevar a proteção delas contra investidas criminosas. E infelizmente, é preciso levar em consideração que as cargas de medicamentos estão entre as mais visadas por criminosos, já que eles possuem um alto valor no mercado informal. Por isso, para quem trabalha com esse tipo de produto, o monitoramento é um elemento de primeira necessidade. 

Garantia do tempo de entrega 

Em nenhum segmento atrasar a entrega de um lote de produtos é algo visto com bons olhos. Mas na indústria farmacêutica esse pode ser um problema ainda maior.   Primeiro, o atraso na entrega pode comprometer o princípio ativo do medicamento pois, a maioria dos medicamentos exige temperatura controlada.  Agora imagine o seguinte: um procedimento foi agendado e toda equipe médica mobilizada para realizar tal intervenção que depende da medicação específica que será entregue.  O procedimento só será realizado caso a medicação seja entregue dentro do prazo estipulado, caso contrário será necessário reagendamento e toda equipe envolvida precisará ser programada novamente e o paciente impactado diretamente.  Quando a carga é rastreada, é possível ter a visão de todo o processo e seus impactos, acionando o plano de contingência quando necessário. 

Avaliação dos percursos 

Outro benefício importante é a possibilidade de avaliar se os percursos que foram definidos realmente são as melhores opções. Nem sempre o que é planejado funciona na prática, portanto, essa é a chance de se certificar e traçar novas rotas caso seja necessário. 

Desempenho dos veículos e motoristas 

O processo logístico só acontece de forma adequada e fluindo por toda a cadeia de suprimentos se os veículos utilizados para o transporte das mercadorias e seus respectivos motoristas tiverem um bom desempenho.  Ao rastrear cada carga, o empreendedor também poderá avaliar a performance desses colaboradores individualmente. Caso algum deles esteja entregando um resultado muito abaixo do esperado, será possível identificar os motivos que existem por trás disso e realizar as correções necessárias. 

Informação ao cliente 

Algumas empresas utilizam o rastreamento para permitir que os clientes que estão aguardando aquele carregamento possam acompanhá-lo. Essa é uma possibilidade para melhorar o relacionamento com os parceiros e deixá-los mais seguros. Isso não significa que eles poderão observar todo o percurso, mas sim que a sua empresa poderá fornecer informações pontuais sobre ele, que vão além do horário em que o caminhão saiu para a entrega.  O rastreamento de cargas só tem a trazer benefícios para a indústria farmacêutica em todos os aspectos: segurança, melhoria do controle interno, melhoria do relacionamento com o cliente e otimização constante de processos.  E você, como a sua empresa lida com essa questão do monitoramento de cargas? Já é adotado algum recurso tecnológico especificamente para isso? Compartilhe conosco a sua experiência e deixe nos comentários outros assuntos que você gostaria de ler por aqui.  Aproveite e baixe nosso eBook, conteúdo exclusivo sobre Qualidade no Transporte de Medicamentos. Fique à vontade em me adicionar no Linkedin, podemos conversar com calma.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log