Saiba quais são os principais custos operacionais no transporte de cargas

15 de março de 2020 #Transporte Saiba quais são os principais custos operacionais no transporte de cargas
Os desafios enfrentados pelas empresas do setor de logística não são poucos. Para efetuar um serviço que supere as expectativas do cliente, é necessária muita atenção em todas as etapas que envolvem a entrega. Evidentemente, todo esse monitoramento gera um determinado gasto, o qual pode ser reduzido. Mas, para isso é essencial conhecer quais são os principais custos operacionais relacionados ao transporte.  A seguir, você ficará por dentro dos elementos que compõem os custos dessa modalidade de operação. Boa leitura! 

Custos fixos e variáveis 

Toda empresa apresenta uma relação de gastos fixos. Trata-se daqueles custos que não estão vinculados ao volume de produção da organização.  No caso de uma empresa de logística, os custos fixos estão desassociados do volume de operações, ou seja, de coletas e entregas de produtos. Eis os principais deles: 
  • Pagamento de salários dos colaboradores; 
  • Estrutura galpão e escritório (aluguel, água, luz); 
  • Seguro obrigatório da frota; 
  • Incidência de carga tributária; 
  • Depreciação dos veículos. 
Enquanto isso, os custos variáveis, como o próprio nome diz, oscilam de acordo com o volume operacional. Nesse caso, nós temos os gastos com: 
  • Manutenção da frota (troca de pneus, abastecimento e avarias); 
  • Multas de trânsito; 
  • Reparos emergenciais nos veículos devido às condições precárias de muitas vias brasileiras;
  • Compra de insumos necessários para operação (diferentes fornecedores); 
  • Custo modal aéreo;
  • Treinamentos equipe, investimento em educação continuada. 

Deslocamento total do veículo 

Para que você saiba exatamente qual é o gasto total do setor logístico, é vital enfatizar a especificidade. Nesse sentido, você precisa descobrir qual é o valor consumido por cada parte da operação.  Em outras palavras, é preciso saber quanto custa buscar e entregar um produto. Em síntese, o cálculo é simples. No entanto, é necessária uma dose de cuidado para que não haja nenhum equívoco. 

Tipo e peso da carga 

Como nem toda carga tem as mesmas dimensões e peso, é natural que o custo atrelado também seja bem característico. Por sinal, o tipo de mercadoria define até o modelo de veículo usado para cumprir aquela operação.  Basta lembrar que para atender o território nacional utilizamos inter-modal: rodoviário e aéreo e se necessário fluvial. 

Rotas com baixa demanda 

Se houver a necessidade de um grande deslocamento para realizar uma única entrega, o custo final também será maior. De acordo com a distância percorrida, os gastos com manutenção do veículo também aumentam. Dessa forma, as rotas ociosas são mais um item a figurar entre os principais custos operacionais relacionados ao transporte.  Deixamos algum item de fora? Comente aqui embaixo e compartilhe a sua experiência com a gente!  Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log