Seguro de carga: por que ele é essencial para o transporte logístico?

23 de março de 2020 #Transporte Seguro de carga: por que ele é essencial para o transporte logístico?
O transporte de cargas – ou transporte logístico – é uma atividade muito delicada em questões de segurança tanto da carga, como do próprio motorista. Acidentes, roubos, extravios, entre outros problemas podem acontecer a qualquer instante e em locais que, em muitos casos, não possuem postos de apoio. Por conta disso, os indícios de roubos são bem altos, o que evidencia a necessidade de contratar um seguro de carga.  Nesse tipo de seguro a proteção está focada na carga que está sendo carregada naquele momento, tanto nas viagens nacionais, como nas internacionais. Independentemente da ocorrência o foco é proteger a carga, evitando assim prejuízos. O seguro de carga não é aplicado apenas ao transporte terrestre, mas também para os aquaviários e aéreos.  Dentre os riscos mais comuns, o roubo com certeza é um dos principais, especialmente quando a carga é de maior valor acumulado. Além do roubo e furto, o seguro de carga abrange outros tipos de imprevistos, como: estragos nas mercadorias em decorrência de colisão, tombamento, incêndio, capotagem, explosão e abalroamento. 

Os tipos de seguros de carga 

Existem duas maneiras para adquirir um seguro de carga. Uma se utiliza do seguro de responsabilidade civil, que é contratado pela transportadora e garante ao proprietário da mercadoria que está sendo transportada, o pagamento dos prejuízos que possam ocorrer com a carga durante a locomoção da mesma. A contratação dessa modalidade é obrigatória por lei e serve como um compromisso de entrega e recebimento da carga entre as partes.  A outra forma é a contratação do seguro feita pelo comprador da mercadoria ou pelo vendedor da mesma, a fim de garantir indenizações em casos de roubo, furtos, entre outros percalços.  Além dessas definições de seguros, as apólices também podem ser voltadas para o transporte nacional e internacional. No caso do transporte nacional, as apólices podem ser avulsas (uma só viagem) ou abertas (várias viagens). Roubos e acidentes são cobertos por esse tipo de seguro. No caso do transporte internacional, são levadas em consideração as operações e normas do comércio exterior, cobrindo os mesmos problemas que possam atingir a carga. 

A importância do seguro de carga 

A segurança da carga e a garantia de que o dono ou o comprador da carga recebe tudo que foi adquirido são os principais benefícios do seguro de carga. As empresas de logística já enxergam esse tipo de seguro como algo essencial para as operações, aliando-o com tecnologias especializadas no rastreio do veículo que está levando a carga.  A crise econômica e a quantidade de greves relacionadas ao transporte de cargas, fez vir à tona o assunto de seguro de carga. É necessário que as empresas se preocupem com essa segurança, principalmente para garantir mais tranquilidade para o comprador, vendedor e para as próprias transportadoras.  Além dos crimes, existe a possibilidade de perdas, extravios e acidentes, e garantir que esse tipo de problema não impacte financeiramente em sua empresa, a função do seguro é fundamental.  Me adicione no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log