Transporte de medicamentos: qual a importância do motorista nesse processo?

1 de maio de 2020 #Transporte Transporte de medicamentos: qual a importância do motorista nesse processo?

Transporte de medicamentos: qual a importância do motorista nesse processo? 

  O motorista que transporta os medicamentos é um agente fundamental no processo logístico. No Brasil, com extensão continental, a malha rodoviária representa o principal modal. Leia mais sobre: Como garantir a estabilidade do produto no transporte de medicamento. O motorista habilitado para transporte de medicamento, deve se atentar e cumprir o prazo de entrega estabelecido, pois o tempo de entrega pode interferir nas propriedades ativas dos produtos termolábeis.    Principais habilidades esperadas de um motorista profissional: 

 

1 – Conhecimento sobre as leis e regras 

É esperado que o profissional siga as normas de trânsito, seja prudente e responsável em todo trajeto. O custo do transporte pode variar quando o motorista leva multas, sofre colisões ou não faz as manutenções devidas no veículo.    

2 – Saber lidar em situações de risco 

Todas as cargas são seguradas e monitoradas e essa tecnologia dá uma certa confiança ao motorista. Estar em constante movimento nas estradas, realizando as entregas, é preciso ter maturidade e preparo emocional para lidar com as situações de risco.    

3 – Conhecimento básico sobre mecânica 

 Observar, verificar, monitorar e cuidar da ferramenta de trabalho é uma habilidade fundamental para o motorista profissional exerça sua função. Noções de mecânica contribuem para a resolução de problemas simples. Perceber e reportar possíveis alterações do veículo são comportamentos esperados para a manutenção necessária da frota.   

4 – Postura, organização e cuidado 

O motorista representa a empresa no momento da entrega. Apresentar postura corporal que expresse respeito, manter o veículo organizado e limpo são atitudes esperadas. Cuidado e atenção focada em todo trajeto e ao redor faz parte da rotina do profissional.    Contratar bons profissionais é essencial para o resultado positivo da empresa. Todas as funções são importantes e necessárias para o bom desenvolvimento da empresa e entrega dos resultados. Contratar, treinar, acompanhar, desenvolver e reciclar é um ciclo de melhoria contínua para que as equipe se desenvolvam. 
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log