Vale a pena terceirizar o transporte de produtos farmacêuticos?

4 de novembro de 2020 #Transporte
Não é à toa que a terceirização de diversos serviços está tão em voga atualmente. Um dos motivos de se terceirizar uma área da empresa consiste em enxugar a gestão. O aumento da busca dessa tática empresarial demonstra que os resultados têm sido satisfatórios. A procura, inclusive, costuma estar relacionada à dificuldade de gerenciar setores de alta complexidade, como o logístico. Por isso, terceirizar o transporte dos medicamentos e outros produtos ofertados é uma solução bem interessante. Para confirmar que a terceirização da logística farmacêutica é realmente uma boa ideia, nós separamos algumas vantagens dessa medida. Se você trabalha no setor farmacêutico, precisa conhecer todos esses benefícios. Confira!

Diminuição de gastos com logística

Ao terceirizar o transporte de medicamentos, a empresa contratante do serviço economiza em diversos sentidos. Para começar, ela não terá de se preocupar com o alto custo de renovação da frota destinada ao transporte. Vale lembrar que, no caso do setor farmacêutico, nós estamos lidando com uma carga extremamente sensível. A mercadoria deve ser transportada em condições bem específicas, incluindo a climatização do ambiente de transporte. Em outras palavras, os medicamentos não podem ser transportados em qualquer tipo de veículo. Isso encarece mais ainda a aquisição da frota.  Além da compra de novos veículos refrigerados, a empresa farmacêutica também não precisa se preocupar com:
  • Folha de pagamento de motoristas e ajudantes;
  • Treinamentos para qualificação e segurança das equipes;
  • Manutenções periódicas e preventivas da frota.

Gestão mais enxuta

Como comentamos rapidamente, gerir o setor logístico com máxima eficácia exige muitos recursos da empresa. Os profissionais envolvidos devem ser muito experientes e ágeis, pois precisam tomar novas decisões o tempo todo. Qualquer erro pode resultar em prejuízos consideráveis. Com a terceirização do transporte, os gestores da indústria farmacêutica se voltam a outros problemas internos. Eles podem se dedicar muito mais a outras áreas e ao próprio core business do negócio.

Logística eficaz e mais profissional

Além de otimizar a gestão, a terceirização logística também promove o profissionalismo das entregas. Toda aquela preocupação na criação de equipes formados de profissionais qualificados é repassada à empresa terceirizada. Isso quer dizer que a empresa contratante terá a certeza de que todos os procedimentos necessários serão feitos com excelência. 

Transporte feito segundo as normas exigidas pela Anvisa

Outro ponto importante associado ao transporte de medicamentos se refere às normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agência reguladora é muito precisa quanto às regras inerentes ao transporte. Não se trata apenas de ter um veículo refrigerado, por exemplo. A logística deve providenciar o acondicionamento adequado de cada tipo de medicamento em embalagens qualificadas. Com a terceirização do transporte, o acompanhamento das atualizações de resoluções da Anvisa também fica a cargo da empresa terceirizada. Naturalmente, a empresa contratante deve se inteirar sobre o assunto, mas quem deve responder pelo transporte é a terceirizada.

Melhora da imagem da empresa

Manter o próprio setor de logística é algo muito trabalhoso, caro e, muitas vezes, ineficiente. Em um mundo cada vez mais dinâmico, as empresas devem buscar soluções flexíveis e que proporcionem bons resultados rapidamente. Assim, terceirizar o transporte de produtos farmacêuticos é o caminho para tornar a indústria farmacêutica mais leve e efetiva. Os efeitos se refletem na imagem externa da organização, pois ela usufrui da qualidade do serviço prestado. Como você deve supor, esse sucesso depende da contratação de um operador logístico especializado no setor farmacêutico. A sua empresa farmacêutica ainda cuida sozinha de todo o transporte e distribuição de medicamentos? Já pensou em terceirizar o serviço? Fale com a gente sobre esse assunto!
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log