Os cuidados fundamentais da logística farmacêutica

7 de novembro de 2022 Sem categoria
O setor de logística, de um modo geral, sofreu grandes mudanças nos últimos anos, passando por um processo de adequação e atendimento das demandas de um consumidor, agora, mais exigente e pronto para acirrar a competitividade entre as marcas. No entanto, o período pandêmico colocou os holofotes em um nicho específico da cadeia de suprimentos: a logística farmacêutica. Os cuidados exigidos 0no transporte e armazenagem das vacinas contra a Covid-19 levaram as empresas a perceberem quais medidas internas precisariam adotar para seguirem aptas a integrar, com excelência e produtividade, o transporte de medicamentos.

O resultado é a adoção de novas tecnologias, vistas como essenciais para garantir eficiência, agilidade e, sobretudo, a integridade dos produtos, afinal essa é uma das principais peculiaridades do segmento, que atua na movimentação de cargas perecíveis. O uso da tecnologia é visto como essencial para auxiliar no monitoramento, roteirização otimizada e no controle de estoque. Isso sem contar a automação de processos repetitivos.

“As companhias estão cada vez mais investindo em tecnologia, sistemas que consigam registrar cada trecho, cada perna do transporte para ficar bem visível tanto para quem vai receber, como as UBSs, hospitais e clínicas, como para os distribuidores, como os laboratórios e embarcadores. Vemos investimentos em ferramentas, aplicativos móveis com fluxos customizados, conforme a necessidade de cada cliente, medicamento ou outro tipo de produto. São muitos investimentos em torres de monitoramento para que se tenha um controle das informações cada vez mais assertivo, rápido e ágil e de maneira correta”, disse o diretor comercial da Temp Log, Ricardo Canteras.

A operadora logística se destaca pela obtenção dos certificados e licenças exigidos pelos órgãos regulamentadores, como a Anvisa. Aliás, o cumprimento de normas e determinações da Agência deve estar entre as prioridades daqueles que atuam no segmento. Além disso, para ter credibilidade perante ao mercado e oferecer um serviço de qualidade, é preciso:

✅ Adequar os locais de armazenamento; ✅ Garantir um transporte seguro e adequado a cada tipo de medicamento; ✅Manter o controle da temperatura ✅Ter um controle de validade e gestão de estoque

A RDC 430 da Anvisa, aprovada em 2020, é uma das mais importantes e envolve um conjunto de normas estabelecidas para garantir a qualidade dos produtos e serviços destinados à saúde. Ela traz normas claras sobre monitoramento das condições de transporte (relacionadas às especificações de temperatura), acondicionamento, armazenagem e umidade do medicamento, bem como a aplicação dos sistemas passivos ou ativos de controle de temperatura e umidade que sejam necessários à manutenção das condições requeridas.

É essencial que os gerentes das empresas estejam sempre atualizados e bem informados sobre as regras ligadas à logística farmacêutica para que tenham mais repertório para lidar com uma nova crise sanitária como a do coronavírus. “O mercado viu o quanto estava escasso de empresas que possuíam todas as exigências necessárias para realizar este transporte, com isso aumentou a demanda para as empresas que já estavam adequadas e as que não estavam, correram atrás para se ajustar”, mencionou Canteras, reforçando a necessidade de investimentos constantes.

A busca por inovação é uma das premissas da Temp Log, que conta com uma completa infraestrutura de armazenamento, alta assertividade, flexibilidade e redução de tempo e custos em operações. A empresa entende a necessidade de se preocupar com cada etapa do processo, como o acompanhamento das entregas do momento que elas saem do Centro de Distribuição até o cliente final, permitindo a tomada rápida de decisões, caso haja algum imprevisto. Ou seja, atuar no transporte, armazenagem e distribuição de medicamentos controlados, vacinas, medicamentos termolábeis, correlatos, cosméticos e biomedicamentos requer atenção especial para não correr o risco de perder espaço no mercado e ficar atrás da concorrência.
Autor

Escrito por
marketing
Temp Log