Últimas reflexões

sobre o universo da logística

A influência da logística no atendimento ao cliente

A influência da logística no atendimento ao cliente

A influência da logística no atendimento ao cliente

As operações logísticas são fundamentais para garantir a satisfação dos clientes e o retorno esperado de sua empresa. Isso acontece porque abrange situações desde antes do consumidor fechar o pedido do produto, assim como o seu armazenamento. Também envolve o percurso e atividades que são necessárias para que a mercadoria possa chegar até o destino do consumidor, entenda a influência da logística no atendimento ao cliente.

Para que o cliente esteja satisfeito, um dos principais fatores que influenciam é se o produto foi entregue no prazo. Diante disso, se houver demoras ou se a mercadoria estiver avariada, ou seja, com algum defeito, haverá reclamação e insatisfação. Por outro lado, se ele atender às expectativas e chegar antes da data limite, a logística terá qualidade.

Como evitar a perda financeira no processo de logística  

Planejar como será cada etapa é fundamental nesse processo. Para isso, a companhia responsável deve adotar medidas preventivas que impeçam futuros problemas na realização da entrega do produto.

Procure aperfeiçoar as relações estabelecidas para garantir que o item negociado não terá problemas por causa do deslocamento logístico. Dessa forma, elimine gastos desnecessários por causa de defeitos ou desistências.

Rotas durante a logística 

Uma questão que deve ser destacada é como será o tipo de rota e veículos de transporte utilizados no trajeto. Com isso, deve haver a análise e a preparação ideais, que irão evitar perdas na qualidade e na estrutura do produto.

Além disso, outro problema que envolve pessoas insatisfeitas é o grande número de assaltos em regiões perigosas. Diante disso, as reclamações podem aumentar por causa da insegurança que há em muitos lugares, o que também influencia no atendimento ao cliente. Neste artigo trago excelentes dicas para elaboração de boas rotas através do uso de aplicativos.

Relação do estoque com a satisfação do cliente 

A administração do estoque também deve ser levada em conta, pois precisa ser feita de maneira adequada. Com isso, o setor irá garantir que não sejam armazenadas mercadorias em falta ou em excesso.

Essas questões causariam insatisfação nos clientes, por conta da demora causada pela quantidade insuficiente de materiais estocados.

Elimine as possíveis falhas 

Para que a logística seja feita de maneira eficaz, é necessário atentar-se as possíveis falhas. Entre elas, erros na identificação das embalagens, assim como produtos avariados se misturarem com os que estão em perfeitas condições.

É importante também a área de logística atuar em conjunto com os demais setores da organização. Dessa forma, eles devem agir em parceria para fornecer as informações e recursos que garantam a realização eficaz de todo o processo.

O que evitar com uma logística eficiente? 

Quando acontece algum problema durante o processo logístico, o consumidor questiona a marca que o produto daquela empresa representa. Isso atrapalha outras negociações, o que é motivado pelo dano ou prejuízo anterior.

Diante dessa questão, estratégias que buscam fidelizar seus clientes são essenciais para aumentar a demanda de pedidos e o volume do estoque. Contudo, elas acompanham um processo que envolve todas as ações de logística, de maneira que não haja perdas. Dessa maneira a relação com as entregas alcançam um grau de importância elevado para conquistar o público.

Somos um operador logístico especializados em armazenamento, fracionamento e transporte para produtos especiais do setor farmacêutico.

Acesse meu LinkedIn e sugira novos temas para abordarmos em nosso blog.