Mercado de trabalho na logística farmacêutica

23 de janeiro de 2024 Gestão
Em 2023, o setor de logística chegou a ser considerado um dos que mais emprega no Brasil. Em 2022, 30 mil novos colaboradores foram contratados. Para o primeiro trimestre de 2024, a previsão é de um crescimento de 29% nas contratações pelas empresas do segmento, de acordo com a ManpowerGroup, líder global em recrutamento e seleção de pessoal permanente e temporário. 

Não é à toa que cada vez mais as instituições de ensino estão oferecendo cursos livres, de graduação e pós-graduação voltados a este mercado. A Fatec é uma das faculdades que disponibiliza ensino superior em logística. O estudante aprende a determinar custos, como fretes e tributos e a planejar rotas de transporte e entrega de mercadorias de maneira eficiente, com qualidade, dentro do prazo estabelecido e a preços competitivos. 

O aluno também estuda meios de transporte, suas características e vantagens. Aprende ainda a fazer a gestão de um estoque, a criar embalagens de produtos que facilitem o armazenamento e o transporte e a utilizar softwares de simulação de cargas e roteiros. 

No entanto, apesar do cenário positivo e promissor, há uma área, inserida nos serviços de transporte, distribuição e armazenagem de produtos, ainda carente de profissionais especializados: a logística farmacêutica. A principal causa é a necessidade de um alto nível de especialização, devido à natureza sensível e regulamentada das cargas a serem manipuladas, garante a Temp Log, empresa experiente na indústria farmacêutica. 

Leia também: Logística ineficiente compromete reputação de farmacêuticas e pode prejudicar o consumidor – Temp Log

As especificidades vão desde o armazenamento sob condições controladas até o transporte que requer cuidados especiais para garantir a integridade dos produtos. A Temp Log explica que embora tenham crescido as disciplinas para capacitação da logística farmacêutica, principalmente com o período pandêmico, muitos abordam o setor de forma mais ampla, sem se aprofundar nas peculiaridades da logística farmacêutica. 

Leia também: Gestão da entrega farmacêutica é fundamental para evitar perdas, afirma especialista – Temp Log

Isso cria um desafio para as empresas, que necessitam de profissionais com um entendimento profundo e especializado nesta área. A Faculdade Oswaldo Cruz dispõe de um MBA em Gestão da Cadeia Logística Farmacêutica com duração de um ano. O curso busca desenvolver e aprimorar em seus participantes as competências profissionais requeridas para os novos tempos, baseadas em uma visão integrada que favoreça a atuação conjunta dos diversos profissionais que atuam nas mais diferentes áreas de organização atuante na cadeia logística farmacêutica.

Perfil atual do profissional de logística

A alta demanda por profissionais de logística no mercado é uma realidade que veio para ficar. A transformação das demandas de consumo tem revelado a grande relevância dessa área para o crescimento das empresas.

Diante da alta nas vendas por e-commerce, muitas organizações têm atribuído atenção especial à logística e aos Operadores Logísticos, o que torna a carreira no setor extremamente promissora.

Nesse sentido, de acordo com o professor do curso superior de Tecnologia em Logística da Fatec, o perfil do profissional de logística atual deve ser multifacetado e envolve a integração de hard e soft skills (habilidades técnicas e analíticas, conhecimentos estratégicos e competências interpessoais). 

Com o avanço das tecnologias e a crescente complexidade das operações logísticas em ambiente omnichannel, as expectativas em relação a esse profissional evoluíram. Algumas das habilidades e competências que tendem a compor o perfil desejado, conforme pesquisas (nacionais e internacionais) são:
  • Conhecimento técnico e analítico;
  • Domínio de Tecnologias (logística 3.0 e, principalmente,4.0);
  • Gestão estratégica;
  • Foco na resolução de problemas;
  • Inteligência emocional (liderança e trabalho em equipe);
  • Flexibilidade e adaptação (trabalho sob pressão);
  • Sustentabilidade (visão ESG);
  • Gerenciamento de riscos;
  • Busca pela constante atualização (lifelong learning);
  • Domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira (inglês).

Candidatos são formados pelo mercado

Grande parte dos candidatos à disposição são “formados” pelo próprio mercado e acabam se qualificando quando começam a atuar em empresas deste perfil. A Temp Log, inclusive, por ser uma das pioneiras neste nicho, é considerada uma escola e uma vitrine, onde são formados excelentes funcionários. 

A Operadora Logística conta com um calendário interno de treinamento robusto, fundamental para manter a equipe qualificada e atualizada com as melhores práticas do setor, atendendo assim às demandas e exigências dos clientes. O programa envolve, além dos colaboradores, toda a rede de Agentes Regionais. 

Leia também: Capacitamos para oferecer o melhor ao cliente – Temp Log

A eficácia do programa da Temp Log é constantemente analisada por meio de feedbacks e ajustes entre nossas áreas de Recursos Humanos e Qualidade, responsáveis pela matriz de treinamentos. A equipe interna é avaliada pelas competências técnicas e comportamentais duas vezes ao ano e a bonificação é atrelada às suas performances. 

Já os Agentes Regionais são avaliados mensalmente. Os três que mais se destacaram no cumprimento de toda a gestão regulatória e comprometimento com a eficácia também são bonificados. Para atuar na Temp Log, é preciso atender alguns requisitos que variam conforme o cargo. 

O conhecimento técnico ganha destaque nas posições que exigem habilidades específicas, como gestão de estoque, operações de armazém e transporte. A experiência anterior na área de logística farmacêutica também é considerada relevante. 

Leia também: Temp Log reduz acidentes por meio da conscientização de motoristas – Temp Log

O ponto mais relevante nas contratações da empresa está nas habilidades e nos valores que essas pessoas carregam. Apreciamos uma comunicação eficaz, o trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas. 

E você? Ficou com alguma dúvida? Quer entender melhor os serviços oferecidos pela Temp Log e como eles podem se adequar às necessidades da sua empresa? Gostou desse conteúdo, quer sugerir novas pautas ou mesmo fazer alguma observação sobre os materiais já postados? Entre em contato com a gente.
Autor

Escrito por
marketing
Temp Log