Logística 4.0: como preparar a sua empresa?

25 de agosto de 2019 #Logística Logística 4.0: como preparar a sua empresa?
As inovações da era digital transformaram todos os departamentos das empresas. Graças à automatização de atividades operacionais, os setores ganharam em aumento da eficiência, redução de erros e otimização do tempo útil dos profissionais. Na logística, isso não é diferente. Conheça o conceito de Logística 4.0 e algumas orientações para preparar a sua empresa para essa nova realidade. 

O que é Logística 4.0? 

Ela pode ser definida como uma evolução da logística tradicional, que já é uma velha conhecida de todos os empreendedores. E essa evolução é intensamente marcada pelo uso da tecnologia nos processos logísticos como alternativa para aperfeiçoar o setor, reduzir o índice de erros e ampliar a participação de mercado da empresa.  Mas só vão se beneficiar dessa nova era os empreendimentos que estiverem preparados para recebê-la. 

Implementação de bancos de dados 

O termo “big data” anda de mãos dadas com a inovação tecnológica nas empresas e corresponde ao armazenamento de dados de forma bem organizada, de modo que possam ser cruzados para gerar insights  Na logística 4.0, esse tipo de sistema pode ser implementado para registrar informações sobre os estoques, as rotas, os motoristas e os veículos. Assim, o transporte poderá ser programado considerando todas essas variáveis, para que se torne mais eficiente. 

Monitoramento de carga 

Já dedicamos um artigo inteiro para falar sobre a importância de monitorar as cargas.  Isso exige recursos tecnológicos que chegam junto com a logística 4.0. O objetivo desse rastreamento é tanto aumentar a segurança das mercadorias quanto avaliar se os trajetos realmente são tão eficientes quanto pareciam na etapa do planejamento.   Só assim é possível refinar cada vez mais a inteligência logística, os veículos utilizados (quantidade dos veículos e porte) e os percursos (roteirização) escolhidos para garantir entrega dentro dos prazos. 

Estoques mais enxutos 

Esses recursos tecnológicos podem (e devem) ser utilizados no sentido de viabilizar a existência de estoques cada vez mais enxutos. O acúmulo de produtos nas prateleiras do galpão, dentro da logística 4.0 é algo a ser combatido, porque representa dinheiro parado e sendo desvalorizado a cada dia.   O segredo é fazer com que a cadeia de suprimentos flua de forma integrada e inteligente, que nunca falte mercadoria para abastecer os pontos de venda e também não sobre grande quantidade de estoque.  A logística 4.0 é a medida certa! Nem mais nem menos. Otimização de espaço, automatização dos processos, ganho de tempo e mais faturamento.    A conquista desse “equilíbrio perfeito” é facilitada por softwares de gestão de estoque, por exemplo. 

Redução do lead time 

Essa é outra premissa básica da logística 4.0, ou seja, reduzir o tempo transcorrido entre o início da atividade (a emissão do pedido) e o fim (a entrega para o cliente).   A tecnologia assume um papel importante nessa função, por exemplo, com os softwares de roteirização de trajetos, que ajudam a criar a melhor alternativa de trajeto para entregar aquela carga. O próprio software de gestão otimiza esse fluxo para acelerá-lo. 

A tecnologia já é uma aliada na logística da sua empresa?  

Aqui na Temp Log, nosssa equipe de Tecnologia da Informação é própria, possibilitamos as mais complexas soluções customizadas aos nossos clientes pois nossos colaboradores acompanham a operação de perto e no detalhe.  
“As soluções mais práticas e eficientes acontecem quando estou na operação e tenho os insights de como melhorar a operação aplicando a tecnologia”, afirma Denys Gomes – Analista de TI há mais de 5 anos na Temp Log. 
Conte para nós nos comentários quais recursos você já utiliza para fazer com que esse processo seja mais eficiente e como isso tem melhorado a experiência dos clientes com a sua marca.  Aproveite e baixe nosso eBook, conteúdo exclusivo sobre Qualidade no Transporte de Medicamentos. Aproveite, me adiciona no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log